Crea Mato Grosso ativa Gerência de Infraestrutura e dá posse ao novo gerente de Fiscalização
5 de abril de 2012, às 15h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O mês de abril começou com novidades para os funcionários do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). No dia 30 de março, o presidente Juares Samaniego, assinou a portaria de posse do servidor Giovani Marcos Bertol como gerente de Fiscalização, cargo este anteriormente ocupado por Donizeth Vitório Taveira, que foi conduzido à Gerência de Infraestrutura.
De acordo com o organograma do Crea-MT, as coordenadorias de compras, recursos humanos, documentação e informação e de bens e patrimônios, que respondiam à Superintendência Administrativa e financeira, passará a responder à gerência de infraestrutura, que já constava originalmente no organograma, mas ainda não havia sido ocupada. “Os planos para a gerência é de aumentar o controle das atividades, objetivando melhorar administrativamente a atual estrutura. Queremos com isso, dar maior celeridade a novos processos de aquisição e otimizar os gastos gerais”, justificou Donizeth.
Como passo inicial, Donizeth visitou cada um dos setores para conhecer a rotina das coordenadorias e possíveis deficiências. “Como meu trabalho focava apenas a fiscalização, quero criar mais intimidade com as coordenadorias antes de realizar algumas reformulações, que serão necessárias”.
Já as coordenadorias de Fiscalização, Processos de Fiscalização e Fiscalização Preventiva Integrada passam a ter um novo gerente. Giovani já atuava como agente fiscal do Crea-MT há 12 anos. Segundo ele, novos procedimentos serão adotados a partir de agora, afim de aproximar o profissional do Crea e dar maior segurança à sociedade.
Ele explicou que atualmente o fiscal conta com três ferramentas de trabalho: o relatório de fiscalização, a notificação e o auto de infração; e que a partir de agora os fiscais serão orientados a diferenciar a fiscalização entre leigos e profissionais, proporcionando uma fiscalização menos rígida ao profissional que assumir a responsabilidade da obra ou serviço e que por algum motivo justificável não estiver regular. “Antes da notificação, a partir de agora será apresentado a ele o relatório de fiscalização para que no prazo de 10 dias ele regularize-se”
Para facilitar ainda mais este trabalho, também será disponibilizado um número de telefone para consulta dos fiscais que estiverem a campo. Assim será possível coibir o exercício ilegal e aproximar o profissional do Crea-MT, na visão de Giovani.
Promover constantes treinamentos aos fiscais também é uma das ações da nova gestão. “Com treinamentos possibilitaremos que os fiscais tenham condições de transmitir as informações necessárias ao fiscalizar. É importante que ele esteja a par da legislação e suas alterações”, enfatizou o novo gerente.
*Josemara Zago
Gecom/Crea-MT