Crea e CMDPD realizam vivência de acessibilidade em universidades de Cuiabá

18 de setembro de 2012, às 11h04 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), de Cuiabá, realizam a partir do dia 18, até sábado, 22, atividades relacionadas ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro e ao Dia Mundial sem Carro, 22 de setembro. Alunos e professores do Univag participam de uma vivência em acessibilidade hoje, às 18h30min, com o objetivo de simular situações e dificuldades de locomoção e comunicação vividas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

 
No dia 19, às 18h30min, o coordenador de Acessibilidade do Crea-MT, Givaldo Dias Campos, vai realizar a vivência no ICEC, e na quarta-feira, 20, na Unic, campus Beira Rio, no mesmo horário dos outros dias. Para Givaldo, "acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma população. Na engenharia e no urbanismo, a acessibilidade deve ser uma constante preocupação", afirma.
 
 
No dia 21, às 16h, será assinado um termo de compromisso de melhoria da acessibilidade urbana, no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e entidades convidadas. A ação será finalizada no sábado, a partir das 7h, com a realização de uma marcha entre as cidades de Várzea Grande e Cuiabá para conscientização do uso de calçada e ciclovia nas cidades, e ainda para comemorar o Dia Mundial sem Carro.