Conselho Estadual das Cidades inicia inspeções em obras da Copa
25 de setembro de 2013, às 14h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, membros do Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso (CEC) reuniram-se no auditório da Secretaria das Cidades (Secid), pela manhã, para questionar o corpo técnico da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) a respeito do andamento das obras da Copa.
Criado em 2008, por meio da Lei nº 8.805, o CEC tem o objetivo de propor, debater e encaminhar diretrizes, instrumentos da política de desenvolvimento urbano e regional, buscando a construção de uma cidade para todos. Entre os membros que compõem o CEC está o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) representado pela engenheira agrônoma Marilda Vinagre. " Os projetos envolvendo a Copa, se relacionam diretamente com este conselho quanto à política urbana em pelo menos três aspectos: mobilidade urbana; planejamento e gestão do solo, relacionada à reetruturação urbana e os processos de valorização imobiliária decorrente das intervenções; e moradia, sobretudo no que ser refere às desapropriações. Ou seja, necessita de discussão coletiva e periódica", explicou Marilda.
Após uma breve sabatina ao engenheiro da Secopa, André Luiz Bento, que não conseguiu esclarecer alguns questionamentos feitos pelos conselheiros, comprometendo-se a encaminhar as respostas tão logo fosse possível ao presidente da CEC, o secretário Francisco Daltro, a comissão do CEC seguiu para os pontos escolhidos pela Secopa para uma primeira visita técnica.
Acompanhada pelo engenheiro André Ferreira a comissão iniciou a inspeção programada pela Trincheira do Km 0 em Várzea Grande, onde não puderam circular por falta de equipamentos de segurança para os 25 membros da delegação. Desapontados com a recepção o grupo seguiu para a duplicação da Estrada da Guarita e Rodovia Mário Andreazza onde o técnico da Secopa informou que há previsão de entrega dessas obras até dezembro deste ano ainda.
A delegação também esteve na Trincheira Mário Andreazza e na Trincheira Santa Isabel. "Esperamos que nosso Estado, como sede da Copa, passe no teste de credibilidade e possa mostrar que é um excelente pólo de investimentos, capaz de assumir grandes compromissos como os que estão sendo executados e cumpri-los nos prazos acordados." enfatizou a represente do Crea-MT no CEC.
Marilda informou que já foi solicitada nova visita técnica à Arena Pantanal e ao Viaduto do Despraiado. "Buscamos compreender as causas dos atrasos e poder colaborar sugerindo providências adicionais ou intervenções possíveis de realização". Os conselheiros também aguardam respostas aos seus questionamentos. Eles querem saber, entre outras coisas, sobre o custo da passagem do VLT, a recuperação das áreas degradadas, e sobre o risco de possíveis desabamentos das obras em andamento.