Conselheiros, Diretoria e Presidente do Crea-MT são homenageados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
12 de setembro de 2018, às 9h27 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
“Câmara Setorial Temática em favor da Engenharia se tornou permanente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e entrou para história da Casa de Leis”, afirmou deputado
O trabalho honorífico executado por 84 Conselheiros Titulares e Suplentes, Diretoria e Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) em prol da sociedade mato-grossense foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado (AL-MT), na manhã de terça-feira (11/09) com a emissão de Moções de Honra ao Mérito. O presidente do Regional, João Pedro Valente, também foi agraciado com o título de cidadão Mato-grossense, a instituição foi celebrada pelos 52 anos que completará em dezembro deste ano e a Casa de Leis comemorou a implantação de um ano da Câmara Setorial Temática com o objetivo de fortalecer a engenharia e o desenvolvimento logístico do Estado de Mato Grosso.
A iniciativa da Sessão Especial foi do deputado estadual Sebastião Rezende Machado, que também é profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua e, como engenheiro civil, reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Conselho ao longo de seus 52 anos de atuação em defesa da sociedade e dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências.
“O Conselho tem como missão institucional contribuir com a sociedade e a participação junto à Assembleia Legislativa na condução da Câmara Setorial Temática é fundamental, porquê traz competência para a AL, através dos profissionais da engenharia e, dá legalidade para os processos de construção das propostas da Câmara. Ou seja, as propostas são analisadas por quem entende do assunto, que são os engenheiros”, explicou o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.
Em seu discurso, João Pedro Valente, também ressaltou o entendimento do deputado estadual Sebastião Rezende, em reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Crea-MT, que se dispõem a serem conselheiros de forma honorífica. “É uma atitude muito louvável a do deputado, em homenagear essas pessoas que dedicam parte do seu tempo e se deslocam do interior do estado para contribuir com a sociedade e com a categoria profissional”, resumiu o presidente do Crea-MT.
Já o deputado estadual Sebastião Rezende, afirmou que há um ano recebeu a solicitação para que fosse criada a Câmara Setorial Temática com o objetivo de fortalecer a engenharia e o desenvolvimento logístico do Estado de Mato Grosso e que “o Crea Mato Grosso foi muito importante para que esse trabalho pudesse acontecer e, passado um ano de trabalho efetivo os resultados já se somam em vários segmentos a exemplo das propostas apresentadas para valoração de serviços ecossistêmicos e de áreas de preservação permanentes, o plano de infraestrutura para o Estado, entre outros. E, em reconhecimento a este legado à sociedade é que resolvemos homenagear esses profissionais”, justificou o deputado fazendo menção ao coordenador dos trabalhos naquela Casa de Leis, o assessor parlamentar e de assuntos institucionais do Crea-MT, Elói Pereira.
Rezende também destacou a atuação e atividade do Crea-MT como sendo missão muito nobre, principalmente porque agrega profissões de extrema importância para a sociedade. “Ao longo dessa trajetória, de 52 anos, o Crea-MT consolida-se como uma organização a serviço do bem-estar da sociedade, construindo a cada dia uma imagem confiável, de credibilidade, sólida e respeitada perante a opinião pública e aos mais de 24,6 mil profissionais e 6,9 mil empresas registradas, atualmente em Mato Grosso”, destacou.
A conselheira Marciane Prevedello Curvo que na ocasião representou o Governo do Estado, por ocupar o cargo de Secretária Adjunta de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), também fez uso da palavra, e lembrou aos presentes a importância de os cargos públicos técnicos serem ocupados por especialistas dá áreas, principalmente nas administrações públicas.
Compuseram a mesa além do presidente do Crea-MT João Pedro Valente, do deputado estadual Sebastião Rezende, e da secretária adjunta Marciane Prevedello, os vice-presidentes do Crea-MT, Joaquim Paiva de Paula e Victor Juliano Barroso, os diretores administrativos do Crea-MT Rejane Mara Castiglione Alves e Ronaldo de Abreu Gonzales, além dos diretores financeiros Edson Miranda e Marcelo Capellotto.
*Equipe de Comunicação do Crea-MT