Conselheiro do Crea-MT lança livro sobre arquitetura indígena

22 de outubro de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Na próxima quinta-feira (28) será realizado o lançamento do livro “Tecnologia indígena em Mato Grosso: habitação”, de autoria do professor da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet) e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), José Afonso Botura Portocarrero. O evento ocorrerá no Espaço Sebrae de Conhecimento, em Cuiabá, às 19h30.

A obra foi escrita a partir da pesquisa de doutorado do autor, que foi apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Apresenta o desenho das principais casas indígenas da região, como a dos povos Bakairi, Bororo, Irantxe, Kamayurá, Karajá/Javaé, Myky, Paresí, Yawalapiti, Umutina e Xavante. Além disso, apresenta projetos de Portocarrero inspirados nessa tecnologia. Entre eles, o Espaço Sebrae de Conhecimento e a sede da Adufmat, no Campus da UFMT, em Cuiabá. Além de fonte de pesquisa para alunos de arquitetura e interessados na área, a obra constitui importante memória de apoio para os povos indígenas.

O livro é composto pelos seguintes capítulos: O desenho no estudo das casas indígena; Os desenhos das casas indígenas no Brasil: informações etnográficas; O desenho vernacular das casas indígenas Bakairi, Bororo, Irantxe, Kamayurá, Karajá/Javaé, Myky, Paresí, Yawalapiti, Umutina, Xavante; Etnoarquitetura; e Transtempo. Será lançado pela Entrelinhas Editora e conta com o apoio cultural do Sebrae-MT e do Núcleo de Pesquisas Tecnoíndia.

José Afonso Botura Portocarrero nasceu em Mato Grosso, na cidade de Bela Vista, fronteira com o Paraguai, em 1951. É arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos-SP, tendo concluído seu curso em 1976. Em 1980 iniciou sua carreira docente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso. Em 1984/1985 fez especialização em planejamento urbano na Universidade de Dortmund, na Alemanha Federal. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-MT, no período 1989/1990. Em 1993, ajudou a fundar e foi o primeiro secretário de Meio Ambiente de Cuiabá. Posteriormente, retornou à vida universitária, onde participou da criação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFMT.

*Ascom UFMT e Crea-MT