Congressistas do CBA iniciam jornada em Workshop sobre Receituário Agronômico

18 de novembro de 2013, às 18h57 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Aproveitando a presença de engenheiros agrônomos de todo o Brasil para o XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia, que acontece em Cuiabá-MT de 19 a 22 de novembro, a Coordenadoria de Câmara Especializada de Agronomia (CCAGRO), realiza o Workshop "Receituário Agronômico", no Centro de Eventos Pantanal, nessa segunda e terça-feira (18 e 19).

 

Além dos coordenadores das Câmaras de Agronomia dos 27 Regionais, participam do encontro o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego, o conselheiro federal, eng. agr. Dirson Arthur Freitag, o conselheiro federal por Mato Grosso e coordenador da Câmara de Ética do Confea, eng. ele. Marcos Vinícius Santiago e o coordenador geral das Câmaras Especializadas de Agronomia, eng. agro. Juarez Morbini, tendo como afitrião o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MT, o eng. agr. Walter Valverde.

 

 

De acordo com a pauta, estarão em discussão a Lei Federal 7.802/89 e o Decreto Federal 4.074/02; a aplicabilidade das legislações referentes ao receituário agronômico e o aprimoramento das fiscalizações dos Creas; revisar a aplicabilidade do Receituário Agronômico após mais de 20 anos de introdução no Brasil. "Embora seja um assunto recorrente, o receituário agronômico suscita muitas discussões, visto que o Brasil é um dos maiores aplicadores de agrotóxicos do mundo, com  comercialização de alimentos com níveis elevados de agrotóxicos sem fiscalização", salientou Morbini.

 

O presidente do Crea-MT parabenizou a presença maciça dos conselheiros reunidos para falar de um assunto de tamanha relevância, principalmente quando o tema central do CBA é a Segurança Alimentar. "uniformizar os procedimentos de fiscalização e alinhar estratégias de ação é fundamental para a conscientização do uso correto dos defensivos e o combate ao contrabando de agrotóxicos e à produção sem assistência técnica. Toda a sociedade e gerações sofrem com o uso indiscriminado e irresponsável de tecnologias que foram criadas para beneficiar o ser humano e não envenenar", lembrou Juares.

 

O Workshop segue durante todo o dia de amanhã (19) e ao final será produzido um relatório com propostas que serão encaminhadas à Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP) do Confea.