Confea promoverá capacitação de engenheiros haitianos
6 de julho de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ministro Marco Farani, recebeu nesse 05.07, em seu gabinete, representantes do GT Haiti, do Confea, para tratar do acordo de cooperação firmado entre as duas entidades com o objetivo de promover a reorganização do Colégio Nacional dos Engenheiros e Arquitetos Haitianos (CNIAH). A ABC é entidade vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e coordena os trabalhos de reconstrução do Haiti.
De acordo com Farani, o mais importante, no momento, é fornecer capacitação para as pessoas que irão implementar o CNIAH. “Mesmo que haja dificuldades na implantação do Colégio, haverá transferência do conhecimento e isso certamente será aproveitado de alguma forma. Conhecimento não se perde”, afirmou o ministro, ressaltando a importância de fortalecer as instituições, que são a base da governabilidade, em qualquer país.
Para estreitar relações com o Haiti e redigir o projeto de capacitação, o Confea enviará uma missão ao país, de 25 a 29 de julho, contemplando a participação de técnico da ABC. “É imprescindível que o Confea esteja presente na elaboração do documento e entre com a contrapartida, que serão os técnicos responsáveis pela capacitação”, afirmou Farani. “Finalizaremos o documento no Brasil e daremos início á capacitação o quanto antes”, destacou.
Participaram da reunião os conselheiros federais Kleber Souza dos Santos e Pedro Lopes; o presidente do Crea-PE, José Mário de Araújo; o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos; e a representante da Organização Não-Governamental Ser Sustentável, Rebeca Kuperstein, que apresentou, para o GT Haiti, projetos de construção sustentável a partir do bambu, uma possível solução para a construção de moradias, no país.
*Assessoria de Comunicação do Confea
Foto: Dialogo.com