Confea assina acordo de cooperação com entidade chinesa

10 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Confea e a Associação de Beijing para Ciência e Tecnologia (BAST) assinaram ontem, 9 de julho, uma carta de intenções para cooperação de longo prazo. O objetivo é promover o intercâmbio científico e tecnológico entre a entidade chinesa e o Conselho.

A BAST congrega hoje 100 grandes empresas de Beijing e está presente em todos os 18 distritos da capital chinesa. “São engenheiros de primeira linha e pesquisadores dos principais institutos do país”, ressaltou o presidente da entidade, Tian Xiaoping.

Junto com outros representantes da BAST, Xiaoping esteve ontem no Confea para assinar o documento e reforçar a intenção de manter um intercâmbio nessas áreas. Eles apresentaram um vídeo, em que descreveram a entidade e suas principais ações com vistas à popularização do conhecimento científico e ao incentivo à inovação tecnológica, como a competição Criação de Ciência Jovem de Beijing, por exemplo.

Na oportunidade, o presidente do Confea ressaltou a importância de se investir no ensino tecnológico. “No Brasil, muitos jovens têm optado pela área de humanas. Precisamos sensibilizar o governo sobre a necessidade de investir e incentivar o ensino técnico e científico, porque, com a retomada do crescimento, haverá falta de profissionais especializados”, defendeu Túlio.

Congresso Mundial
O intercâmbio entre Confea e BAST inclui a participação de uma delegação chinesa no Congresso Mundial de Engenheiros (WEC, de World Engenners’ Convention), cuja terceira edição será realizada no Brasil, em dezembro de 2008. Organizada a cada quatro anos sob o comando da Federação Mundial das Organizações de Engenharia (WFEO), esta será a primeira vez que o evento acontecerá em um país das Américas. Os responsáveis por essa edição são o Confea e da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae).

A intenção é que haja uma participação efetiva de engenheiros chineses, não apenas como participantes, mas também com a apresentação de trabalhos técnicos. O coordenador do evento no Brasil, eng. Paulo Bubach, colocou-se à disposição para viabilizar a participação da delegação chinesa. “Em 2004, tivemos uma delegação de cerca de 50 engenheiros brasileiros em Xangai, onde foi realizada a segunda edição da WEC. Guardadas as proporções de cada população, esperamos uma delegação semelhante na China na WEC 2008”, brincou Bubach.

Também presente na reunião, o coordenador do comitê de programa da WEC 2008, o vice-reitor da PUC-Rio, Luiz Carlos Scavarda, fez uma breve apresentação dos temas que serão abordados no evento. Segundo ele, os diversos temas terão como pano de fundo dois aspectos: a inovação tecnológica e a responsabilidade social, dentro do conceito geral de sustentabilidade. “A intenção é que a WEC tenha conseqüências que vão além do evento em si”, ressaltou Scavarda.

Conforme Xiaoping, o que mais despertou o interesse da BAST em participar do evento, foi o tema escolhido: Engenharia: inovação com responsabilidade social. “O tema foi muito bem escolhido. A China também procura inovação para o desenvolvimento e, além disso, há uma grande discussão acerca de alternativas sustentáveis para a geração de energia”, afirmou o presidente da entidade.

Saiba mais sobre a WEC 2008 no site www.wec2008.org.br
Conheça da carta de intenções entre Confea e BAST.

Fonte: Confea.