Comitê local do Projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” se reúne no Crea-MT

4 de outubro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Aumentar o nível de controle social sobre os gastos públicos é um dos objetivos do Projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios”, coordenado pelo Instituto Ethos e desenvolvido em nível nacional, regional e nas 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Na sexta-feira, 30, o comitê de controle social de Cuiabá, formado por representantes do setor público, da sociedade civil e de organizações de trabalhadores, se reuniu na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) para definir as próximas ações de curto e longo prazo.

Inicialmente os membros do comitê se atualizaram a respeito dos andamentos da 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social (Consocial), realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) que tem como objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública. O representante da CGU no comitê local, Alex Campos Júnior, informou a necessidade de visitar os municípios mato-grossenses que ainda não convocaram a Consocial e “também discutir o porquê de Cuiabá não ter convocado a etapa municipal”, afirma.

Entre os encaminhamentos da reunião está a organização de um seminário para esclarecer as funções da Consocial. O seminário deverá ser realizado na Câmara Municipal de Cuiabá, de acordo com a disponiblidade de datas e locais. A criação de um blog com as informações sobre as ações do comitê local do projeto e um ciclo de oficinas sobre orçamento público também foram deliberados como próximos pontos a serem realizados pelo comitê.

A próxima reunião do comitê será realizada no dia dez de outubro, na sede do Crea-MT, em Cuiabá.

Participaram da reunião representantes do Instituto Ethos, Francisco Sadeck; Controladoria Geral da União, Alex Campos Júnior; Comitê 9840, Antônio Cavalcante; Associação

Brasileira de Engenheiros Civis, seção Mato Grosso (Abenc-MT), Archimedes Pereira Lima Neto; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Cláudia Aquino; Pastoral, Cleofa Flach; Elda Valim, Ong Moral; Helmut Daltro, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT); Hilda Suzana Veiga, Guerrilheiros Virtuais e Marco Antônio Veiga, representando a Câmara Municipal de Cuiabá.

*Laís Costa
Gecom/Crea-MT