Comitê dos Jogos Limpos divulga novos índices de Transparência

22 de maio de 2014, às 13h51 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia
“O grande legado desse projeto não é só apontar aonde que não está transparente, mas tentar colaborar um pouco para o aumento dessa transparência. Os gestores que mostraram um mínimo de vontade de dialogar, em conhecer o que estava sendo aplicado, em regra aumentaram os seus índices. Mato Grosso foi um dos que aumentou consideravelmente, pois encontrava-se em 12º lugar entre os doze estados que estão sendo analisados e passou para o 6º lugar no ranking, ou seja, o Estado tem dado mais ênfase à questão da transparência”, declarou a representante do  Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Lisandra Arantes de Carvalho, que está coordenando o  Comitê Local do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios em Mato Grosso, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), durante coletiva que concedeu à imprensa na tarde de quinta-feira (22.05), em Cuiabá-MT, para o lançamento da segunda edição da pesquisa dos Indicadores de Transparência Estadual.
 
 
Segundo ela essas pesquisas avaliam como está a divulgação dos investimentos públicos para a Copa do Mundo nos estados em que se realizarão as partidas da Copa do Mundo, onde Cuiabá alcançou um índice de transparência considerado médio. “Nós avaliamos vários requisitos e no caso do estado nunca ultrapassou os 50%, ou seja, ainda falta transparência, mas temos que reconhecer que em um ano quando divulgamos as primeiras pesquisas já melhorou bastante”, avaliou Lisandra.
 
 
Lisandra também informou que o Instituto Ethos está trabalhando no sentido de adaptar os Indicadores de Transparência desenvolvidos para avaliar as cidades-sede da Copa de 2014, ampliando a avaliação em relação aos temas avaliados, não se restringindo apenas aos investimentos de um evento, e no número de cidades analisadas. “O número total de prefeituras em que os indicadores serão aplicados ainda não está definido, mas com certeza será bem maior do que doze”, explicou a representante do Ethos.
 
 
O Indicadores de Transparência foram criados no âmbito projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios tanto com uma forma de avaliar objetivamente o nível de transparência das cidades-sede do mundial, como para auxiliar aos governantes servindo como uma lista de tarefas que eles precisam cumprir.