Circuito de Palestras Técnicas CCR debate avanços em sistemas de barramento elétrico

30 de setembro de 2025, às 16h22 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A edição de setembro do Circuito de Palestras Técnicas CCR, em parceria com a Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas de Mato Grosso (ABEE-MT) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), reuniu profissionais na última quinta-feira (25), na sede do Conselho, em Cuiabá. O encontro discutiu inovações em sistemas de barramento, com foco na montagem rápida e nas soluções de maior eficiência e segurança para a área elétrica.

A palestra abordou o tema “Sistemas de Barramento 2B com Montagem Rápida – CrossBoard Sistema de Barramento Enclausurado com Hot Plug In”, destacando as vantagens da tecnologia frente à distribuição elétrica convencional. A palestra foi ministrada pelo engenheiro Lucas Vecchi, especialista em sistemas de barramento e soluções em painéis elétricos.

O palestrante apresentados questionamentos essenciais para a escolha do barramento ideal, como a capacidade do sistema, o produto final esperado e os diferenciais que cada profissional busca para seus projetos.

Engenheiro Lucas Vecchi | Foto: Igor Bastos

Entre os pontos levantados, o modelo convencional de distribuição elétrica foi citado como limitado, por exigir trabalho manual com furações e curvas, apresentar baixa capacidade de corrente de curto-circuito, aquecimento dos quadros e soluções muitas vezes sem certificação. Já o sistema de barramento apresentado no evento se destaca pela redução do tempo de montagem, maior mobilidade no posicionamento dos componentes, além de facilitar a instalação e a manutenção.

O Circuito de Palestras Técnicas CCR da ABEE-MT é realizado mensalmente em parceria com o Crea-MT, promovendo debates e atualizações técnicas que fortalecem a atuação dos engenheiros eletricistas no estado.

Confira a Galeria de Fotos aqui.

Evento foi realizado no Plenário do Crea-MT | Foto: Igor Bastos

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT