CEP-MT é realizado em Tangará da Serra, Diamantino, Campo Verde e Primavera do Leste com recorde de propostas apresentadas pelos profissionais

25 de julho de 2025, às 9h41 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou as reuniões precursoras do Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MT), nas cidades de Tangará da Serra, Diamantino, Campo Verde e Primavera do Leste, nos dias 21, 22, 23 e 24 de julho, respectivamente. Ao todo, foram apresentadas 11 propostas pelos profissionais.

Em Tangará da Serra, na segunda-feira (21), a abertura foi feita pelo diretor financeiro do Crea-MT e membro da comissão do CEP, eng. civil Darci Lovato, que deu boas vindas à todos e apresentou a equipe técnica que estava presente. O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego participou da reunião e agradeceu a presença de todos e citou as normas que estão sendo aprovadas em prol da engenharia.

 

Diretor financeiro do Crea-MT e membro da comissão do CEP, eng. civil Darci Lovato; coordenadora do Programa Mulher, eng. civil Luanna Lima; presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego; coordenador da CECAS, Milton Soares; diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo e conselheiro do Crea-MT, eng. eletricista Robson Vaz | Foto: Giovani Bertol

 

O vice-prefeito de Tangará da Serra, Eduardo Sanches, esteve na reunião e agradeceu a presença do Conselho na cidade. O vice-prefeito explicou um pouco sobre as melhorias que a cidade está buscando e as discussões sobre o plano de mobilidade e plano diretor.

A diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo e a diretora administrativa da Mútua-MT Suzan Lannes apresentaram os benefícios e atuação da Caixa de Assistência dos profissionais.

 

Presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, no CEP em Tangará da Serra | Foto: Giovani Bertol

 

Foram apresentadas duas propostas pelos profissionais e eleitos dois delegados, um com mandato e um sem mandato.

Em Tangará da Serra, 37 profissionais participaram do evento.

 

CEP em Diamantino | Foto: Giovani Bertol

 

Já o CEP realizado em Diamantino, teve a presença de conselheiros do Crea-MT apoiando o evento. Os inspetores também participaram da reunião e contribuíram com ideias para a apresentação das propostas.

A coordenadora do Programa Mulher, eng. civil Luanna Lima falou sobre o Sistema Confea/Crea, ressaltando a importância doa fiscalização. Já o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho (CECAS), Milton Soares, falou da importância dos profissionais para a formação do Conselho.

 

Diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, no CEP em Diamantino | Foto: Giovani Bertol

 

O prefeito de Diamantino, Chico Mendes também participou da reunião e citou a estruturação do plano diretor do município que conta com a participação dos profissionais.

Durante as discussões foram apresentadas duas propostas e eleitos dois delegados, um com mandato e outro sem mandato.

Também foram entregues as carteiras profissionais para os engenheiros recém-formados.

 

CEP em Campo Verde | Foto: Giovani Bertol

 

Em Campo Verde, a coordenadora da comissão do CEP-MT Rosidelma Guimarães explicou sobre a metodologia do evento. A vice-presidente do Crea-MT, geóloga Daiane Brum, esteve no evento e falou sobre a função do Conselho, que não é só um órgão de registro e também atua na fiscalização profissional. Também citou a importância do profissional se aproximar das Entidades de Classe, que promove benefícios como eventos e cursos.

O secretário de Apoio à Segurança Publica de Campo Verde, Francisco Siqueira Sampaio, participou do evento e falou da importância dos eixos temáticos dessa edição do CEP-MT, que são temas atuais.

 

Vice-presidente do Crea-MT, geóloga Daiane Brum, no CEP em Campo Verde | Foto: Giovani Bertol

 

Já o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Clodoaldo Gomes Lima, reforçou a parceria do Crea com a Prefeitura de Campo Verde. O secretário solicitou a participação do Conselho na revisão das legislações na área de planejamento. A Prefeitura de Campo Verde repercutiu a reunião do CEP-MT em seus canais oficiais, confira aqui.

Em Campo Verde, foram apresentadas duas propostas  e eleito um delegado com mandato. Ao todo, foram 36 profissionais inscritos na plataforma do CEP-MT.

 

CEP em Primavera do Leste | Foto: Giovani Bertol

 

Por fim, em Primavera do Leste, houve o recorde de propostas apresentadas até o momento. Foram cinco projetos debatidos pelos profissionais. A reunião foi realizada na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL). O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, agradeceu à associação por ter cedido o espaço para o evento. Falou sobre o projeto da construção de uma sede própria da inspetoria do Crea em Primavera do Leste.

Também participou da reunião o conselheiro do Crea-MT, eng. eletricista Robson Vaz que ressaltou a importância da fiscalização do Crea. A coordenadora do Programa Mulher citou a participação dos jovens e das mulheres no Conselho.

 

Presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego no CEP em Primavera do Leste | Foto: Giovani Bertol

 

O presidente também fez a entrega da carteira profissional para os recém-formados que estavam na reunião.

Das cinco propostas apresentadas, foram eleitos dois delegados, um com mandato e um sem mandato.

As propostas vencedoras foram: “Energia Renovável e Planejamento Urbano” e “O Papel da Engenharia no Crescimento das Cidades”.

 

Conselheiros no CEP em Primavera do Leste | Foto: Giovani Bertol

 

Em Primavera do Leste, foram mais de 49 profissionais inscritos.

Confira a Galeria de Fotos do CEP-MT em Tangará da Serra, Diamantino, Campo Verde e Primavera do Leste aqui.

 

O CEP

 

 

Já foram realizados 22 encontros precursores do CEP-MT. O Congresso irá passar por todas as 25 cidades que possuem inspetorias do Crea Mato Grosso. As próximas reuniões serão realizadas em Rondonópolis e Jaciara, nos dias 31 de julho e 1° de agosto, respectivamente.

Os eventos microrregionais têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar ao CEP proposições que defendam a discussão dos temas centrais, propondo à participação dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências do Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, visando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT