CEP-MT é realizado em Rondonópolis e Jaciara com a participação de profissionais e estudantes
4 de agosto de 2025, às 11h40 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou as reuniões precursoras do Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MT), nas cidades de Rondonópolis e Jaciara, nos dias 31 de julho e 1° de agosto, respectivamente. Ao todo, foram apresentadas 4 propostas pelos profissionais e os estudantes também participaram da etapa.
Em Rondonópolis, na quinta-feira (31), a abertura foi feita pelo diretor financeiro do Crea-MT e membro da comissão do CEP, eng. civil Darci Lovato, que deu boas vindas à todos e apresentou a equipe técnica que estava presente. O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego participou da reunião, citou as mudanças nas normas e explicou sobre a importância do CEP.

O evento foi realizado na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (AEAGRO) e contou com a participação do presidente da AEAGRO e diretor do Crea-MT, eng. agrônomo Sérgio Carvalho da Silva, e o conselheiro pela Associação Rondonopolitana de Engenharia (AREA), Vagner Haubricht Pinheiro.
A diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo e a diretora administrativa da Mútua-MT Suzan Lannes apresentaram os benefícios e atuação da Caixa de Assistência dos profissionais.

Também foram entregues as carteiras profissionais para os engenheiros recém-formados.
Foram apresentadas três propostas pelos profissionais e eleitos dois delegados, um com mandato e um sem mandato.

Já o CEP realizado em Jaciara, teve a presença de conselheiros do Crea-MT apoiando o evento. Os inspetores também participaram da reunião e contribuíram com ideias para a apresentação das propostas.
A coordenadora do Programa Mulher, eng. civil Luanna Lima falou sobre o Sistema Confea/Crea, ressaltando a importância dos programas. Já o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho (CECAS), Milton Soares, falou da importância dos profissionais para a formação do Conselho.
O conselheiro do Crea-MT, eng. eletricista Robson Vaz citou a importância das associações e como os profissionais podem ajudar o Conselho nas decisões para a categoria.

Os estudantes de agronomia também participaram da reunião e tiveram um primeiro contato com o Sistema.
Durante as discussões foi apresentada uma proposta e eleito um delegado sem mandato.
Confira a Galeria de Fotos do CEP-MT em Rondonópolis e Jaciara aqui.
O CEP

Já foram realizados 24 encontros precursores do CEP-MT. O Congresso irá passar por todas as 25 cidades que possuem inspetorias do Crea Mato Grosso. A próxima reunião será realizada em Várzea Grande, no dia 8 de agosto.
Os eventos microrregionais têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar ao CEP proposições que defendam a discussão dos temas centrais, propondo à participação dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências do Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, visando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT