CEP-MT é realizado em Cáceres, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda, Sapezal e Campo Novo do Parecis com sete propostas apresentadas
15 de julho de 2025, às 14h13 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou as reuniões precursoras do Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MT), nas cidades de Cáceres, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda, Sapezal e Campo Novo do Parecis, nos dias 07, 08, 09, 10 e 11 de julho, respectivamente. Ao todo, foram sete propostas apresentadas e discutidas entre os profissionais.
O Congresso é realizado a cada três anos em todos os estados do país. Neste ano, o tema principal é: “Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades”.
A diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, esteve presente em todas as reuniões explicando sobre a Caixa de Assistência e os benefícios aos profissionais.

Em Cáceres, 23 profissionais participaram da reunião. O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, falou sobre as inspetorias que estão em construção para atender os profissionais e a sociedade.
A abertura foi feita pela coordenadora da comissão do CEP-MT, eng. ambiental Rosidelma Guimarães, que explicou sobre o congresso e as mudanças nos eixos temáticos, aproximando mais da atuação dos profissionais.

Foi apresentada uma proposta no evento e somente um profissional se candidatou para ser delegado. A proposta vencedora foi: “Sistema Confea/Crea e os conselhos municipais”, tem o objetivo de promover a participação da sociedade civil na gestão pública e na formulação e implementação de políticas municipais.
Os profissionais também puderam tirar dúvidas sobre o sistema Confea/Crea/Mútua.

Já em Mirassol D’Oeste, o presidente do Crea-MT entregou a carteira profissional para dois engenheiros recém-formados. A coordenadora também explicou sobre a metodologia do congresso e foram apresentadas duas propostas, com um candidato eleito com mandato e um candidato sem mandato. No município, foram mais de 55 profissionais inscritos no evento.
Em Pontes e Lacerda, os profissionais se reuniram na inspetoria do Crea-MT. Foi apresentada um proposta e somente um profissional se candidatou para ser delegado, sendo pré-candidato.

O projeto vencedor foi a “Drenagem de Águas Pluviais Sustentável”, com a criação de um Sistema de Drenagem Urbano Sustentável para os municípios, incluindo grelha para a captação de resíduos nas “bocas de lobo”, a criação e/ou implantação de parques públicos com “diques” de contenção de águas pluviais em forma de lagos inseridos em espaços arborizados.
Em Pontes e Lacerda, foram mais de 20 profissionais inscritos na plataforma do evento.

Já em Sapezal, os profissionais discutiram uma ideia de melhoria para a cidade e, ao final, foi apresentada uma proposta no evento. Apenas um profissional se candidatou para ser delegado, sendo pré-candidato. No município, foram mais de 25 profissionais inscritos.
Por fim, no município de Campo novo do Parecis, foram 28 profissionais presentes, com duas propostas apresentadas. Também foram eleitos dois pré-candidatos com e sem mandato.

As propostas vencedoras são:
- “Construção e adequação de passeios públicos acessíveis por loteadores e poder público”. Os loteadores, em loteamentos novos, deverão obrigatoriamente executar passeios públicos acessíveis, em conformidade com as normas técnicas vigentes, garantindo a acessibilidade para todas as condições de mobilidade.
- “Vistoria em supressão vegetal irregular”, com a proposição de aumentar a fiscalização do CREA , e solicitar profissionais habilitados para a atividade.
Confira a Galeria de Fotos de todos os municípios aqui.
O CEP

Já foram realizados 15 encontros precursores do CEP-MT. O Congresso irá passar por todas as 25 cidades que possuem inspetorias do Crea Mato Grosso. As próximas reuniões serão realizadas em Canarana, Confresa, Água Boa e Barra do Garças, nos dias 15, 16, 17 e 18 de julho, respectivamente.
Os eventos microrregionais têm como objetivo apresentar, discutir, aprovar e encaminhar ao CEP proposições que defendam a discussão dos temas centrais, propondo à participação dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências do Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, visando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT