Câmaras de Engenharia Industrial de todo o país reúnem em Belém

10 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A política de concessão de atribuições e a fiscalização foram os principais temas da segunda Reunião das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial, que aconteceu em Belém (PA), de 4 a 6 de julho.

Aberta pelo presidente do Crea-PA, eng. agrônomo Antonio Carlos Alberio, a reunião congregou representantes de quase todos os Creas. Apenas não compareceu o Estado de Tocantins, porque lá ainda não há Câmara instalada nessa modalidade.

No primeiro dia de discussões, mediadas pelo coordenador nacional William Alves, os assuntos mais polêmicos foram sobre a necessidade de os Conselhos fiscalizarem com mais freqüência os hospitais. A concessão de registro e de atribuições aos engenheiros biomédicos – curso recém criado – também foi tema presente na pauta.

Para os especialistas, o curso ainda precisa de alguns ajustes no que se refere à formação básica – principalmente na parte de cálculo e física. Defendeu essa proposta o pró-reitor de ensino da Universidade Vale do Paraíba (SP), Renato Zangaro, que esteve em Belém para prestar informações sobre a grade curricular do curso.

Essa última proposta foi defendida pelo pró-reitor de Ensino da Universidade do Vale da Paraíba (SP), Renato Zangaro, que esteve em Belém prestando informações sobre a grade curricular do curso.

Quanto à fiscalização em hospitais, os participantes concordaram que precisa haver maior envolvimento dos Creas na fiscalização de equipamentos hospitalares, conforme estabelece a legislação vigente.

No total, 15 propostas foram aprovadas, entre as quais a que defende alteração na decisão plenária 1.740 de 2006, estendendo ao engenheiro metalúrgico a atribuição de inspecionar caldeiras e vasos de pressão.

Foi aprovada, também, proposta de conceder permissão para que leigos registrem firma individual na área de engenharia. O coordenador nacional das Câmaras de Engenharia Industrial, William Alves, avaliou o encontro como bastante produtivo, mas ressaltou que as decisões aprovadas em Belém ainda serão submetidas ao Conselho Federal – Confea.

Fonte: Confea.