Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) realiza encontro regional no Plenário do Crea-MT
1 de setembro de 2025, às 11h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) realizou, na quinta-feira (28), um encontro regional no Plenário do Crea-MT, em Cuiabá. O evento teve como objetivo apresentar as principais tendências e aplicações da pré-fabricação em concreto, destacando seus benefícios para a modernização da construção civil, como ganho de produtividade, sustentabilidade e qualidade nas obras.
A abertura do evento foi realizada pelo conselheiro e coordenador da Comissão de Ética do Crea-MT, eng. civil André Schuring, representando o presidente do Conselho, eng. civil Juares Samaniego.

O conselheiro deu as boas-vindas aos profissionais que participaram do encontro e ressaltou a capacidade de produção do estado, além de falar um pouco sobre a importância das palestras e cursos para qualificação dos profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua
“Estamos conseguindo, com tecnologia, produzir mais que os americanos. Nós temos regiões em Mato Grosso que produzem mais de 120 sacas de soja. A ideia é a gente fomentar e trazer essas oportunidades como esse encontro da ABCIC, com palestras e conhecimento. Que todos os profissionais sintam-se acolhidos”, disse.

O conselheiro do Crea-MT, eng. civil Roberto Pinheiro, também esteve no evento.
O coordenador de Projetos Especiais da ABCIC, arquiteto Fernando Canova, agradeceu a parceria com o Crea-MT.
“Em primeiro lugar quero agradecer ao Crea-MT pela oportunidade, é muito importante para a associação ter esse espaço, trazer a mensagem da ABCIC aos profissionais”, enfatizou.

Em seguida, o arquiteto apresentou a dinâmica das palestras: uma apresentação sobre os cenários, a possibilidade da pré-fabricação de concreto no Brasil e, para finalizar, um painel com quatro empresas associadas do Centro-Oeste para falar um pouco sobre o mercado na região.
De acordo com Fernando Canova, a pré-fabricação de concreto iniciou antes da Revolução Industrial, teve seu apogeu na Europa após a industrialização e a Primeira Guerra Mundial. Já no Brasil, os primeiros registros ocorreram em 1926. Em São Paulo, chegou na década de 50. A pré-fabricação também teve uma nova onda em 1970 e outra de 1990 a 2000, já com sistemas compostos e completos.

Atualmente, a pré-fabricação de concreto é utilizada em edifícios verticais, arenas esportivas, agroindústrias, shoppings, centros comerciais, fachadas arquitetônicas.
O arquiteto explicou que, no Brasil, a pré-fabricação possui características diferentes de países europeus.
“A construção brasileira, comparada com a dos Estados Unidos e a Europa, se caracteriza pelo aumento de produtividade e aumento de inovações com sustentabilidade”, disse.

Após a palestra, foi realizado o painel com os representantes das empresas da região Centro-Oeste que são associados na ABCIC.
A Galeria de Fotos do evento já está disponível no link.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT