Arquitetos regularizam entidade e assinam convênio com o Crea

8 de março de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MT) visitaram, no ultimo dia 04 de março, o presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan, com o objetivo de apresentar a nova diretoria eleita em dezembro de 2009 e também assinar o convênio de mútua cooperação que garante o repasse de até 10% do valor das ARTs registradas pelos profissionais junto ao Conselho.

De acordo com o presidente do IAB-MT, Eduardo Ferreira Cunha, o Instituto não atualizava o cadastro junto ao Crea desde 2006. “Reativamos o cadastro e assinamos o convênio. Os objetivos são reestruturar o IAB”, declarou.

Entre os assuntos discutidos, a possível saída dos arquitetos do Crea para formar um conselho próprio, como existe em alguns países, gerou polêmica. O presidente do Conselho Tarciso Bassan, afirma que será uma grande perda. “Me desculpem aos que são a favor, mas eu torço para que não dê certo”, disse. Entre as críticas a separação dos conselhos, está o aumento das demandas judiciais e conflitos, como acontece na Argentina.

Eduardo Cunha aproveitou a oportunidade para solicitar ao presidente uma sala para utilizar como sede. A resposta à diretoria foi positiva, mas o espaço somente estará disponível após a reforma do prédio do Conselho.

De acordo com o presidente do IAB, um local para ser utilizado como sede é uma das prioridades da diretoria, além de cursos e palestras para a categoria. Outro objetivo pelo qual trabalham é o de conseguir representação no plenário do Conselho, segundo Eduardo, os documentos necessários estão sendo providenciados para que no próximo ano, durante a renovação do terço, os arquitetos garantam seu espaço.

Tarciso Bassan aproveitou a visita e convidou os arquitetos a uma participação ativa durante a 67ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa), que este ano será realizada em Cuiabá. “Até agosto pretendemos estar bem estruturados para participar da Soeaa, ajudando inclusive na mobilização de profissionais”, disse Eduardo.

*Laís Costa
Ascom/Crea-MT