Aproximação entre estudantes e conselho profissional é destaque na abertura de Seminário

7 de dezembro de 2012, às 14h12 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

 

Estudantes de cursos do sistema tecnológico da Universidade Federal de Mato Grosso, Unic, Unirondon e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) lotaram o auditório do Centro Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da UFMT, na manhã de hoje, 7, durante a abertura do 1° Seminário Mato-grossense da Engenharia, Agronomia, Geologia, Metereologia e Geografia.

 

Na abertura, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego, ressaltou a função do Crea Júnior, que realiza o evento, como “um elo de ligação entre os jovens e os profissionais, através do Conselho”, disse.

 

Samaniego explicou resumidamente o funcionamento do Conselho e do Sistema Confea/Crea e Mútua, e ressaltou a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e do acervo do profissional. “O profissional tem seu valor pela experiência, pelo tempo de atuação e isso é possível saber por meio do acervo técnico do profissional, que reúne todas as informações e as ART's”, disse.

 

Edinaldo de Castro e Silva, diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, da UFMT, ressaltou a necessidade da presença do Conselho nas instituições de ensino, mediado pelo Crea Júnior, para “discutir e desenvolver a atuação corporativa e profissional”, afirma. O diretor também explicou sobre a necessidade de mão de obra profissional especializada no Brasil.

 

Profissionais qualificados também foi o assunto discutido pelo conselheiro do Crea-MT e coordenador da Comissão Especializada do Crea Júnior, Walter Valverde, que explicou, ainda, o objetivo do Crea Júnior: “diminuir o espaço de conhecimento e a lacuna entre os estudanes e o campo profissional”, disse. O conselheiro lembrou ainda das atividades realizadas esse ano e a programação para o ano de 2013.

 

Finalizando a solenidade de abertura, o coordenador do Crea Júnior, Caiubi Kuhn, alertou os estudantes para o cenário profissional, regido por normativas, “criadas pelos conselhos profissionais. E também devemos conhecer as funções dos sindicatos e das associações”, afirma. Caiubi convidou os estudantes a se organizarem dentro de seus cursos para integrarem as coordenadorias do Crea Júnior e conseguirem representação. “Temos um espaço no site do Crea-MT para cadastro e ainda uma fan page com informações e notícias sobre a atuação do Crea Júnior”, disse.

 

O evento acontece durante todo o dia, nos auditórios CCBS III e da FAET, na UFMT, e na sede do IFMT, situado no Centro de Cuiabá.

 

Confira a programação completa:

 

Programação:

8h – Credenciamento – 2Kg de alimentos não perecíveis
8h30 – Abertura Solene

8h15 – Coffe Break

9h45 – Mesa Redonda: Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Brasil – Geólogo Dr. Amarildo Ruiz

12h – Intervalo para almoço (livre)

13h30 – Mesa Redonda: Desafios do Sistema Confea/Crea – Eng. Civil Juares Silveira Samaniego, presidente do Crea-MT

15h – coffe Break

15h15 – Mesa Redonda: Pensando o desenvolvimento do Brasil a partir das contribuições dos Profissionais do sistema Confea/Crea – Senador Pedro Taques

17h – Intervalo

Palestras na IFMT

18h – Registro Profissional – Eng. Eletricista. Marcos Vinícius Santiago (Conselheiro Federal do Confea)
19h – A importância  da eficiência do concreto na construção civil, funções e mecânica do solo – Eng. Civil Drª. Sandra Maria de Lima (IFRN) e Eng. Civil Ilco Ribeiro Junior (IFMT)
20h – O profissional engenheiro – Eng. Eletricista PHd. Joaquim de Oliveira Barboza (IFMT)

Palestras no Auditório da FAET

18h – Atividade no âmbito da Engenharia Elétrica,  Registro e Fiscalização do CREA – Eng. Ms. Eletricista Ronan Martins (IFMT)
19h – Segurança do trabalho – Eng. Civil José Vinícius da Costa (IFMT)
20h – Carta geotécnica aplicada ao Plano Diretor de Chapada dos Guimarães – Geólogo Dr. Fernando Ximenes de Tavares Salomão (UFMT)

Palestras no Auditório CCBS III

18h – O Agronegócio em Mato Grosso – Seneri Kernbeis Paludo (Famato)
19h – Engenharias – Profissão do século XXI – Segurança Alimentar – Eng. Agrônomo Luís Carlos Ribeiro (Andef)
20h – Atribuição profissional  do Sistema Confea/Crea – Eng. Florestal Luiz Ernesto Grillo Elesbão (Conselheiro Federal do Confea)