Amef participa de audiência pública sobre a “Operação Jurupari”

16 de junho de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O presidente da Associação Matogrossense de Engenheiros Florestais (Amef), Joaquim Paiva de Paula, participa nesta quinta-feira (17.06), às 9h, de uma audiêcia pública na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, a cerca das operações desencadeadas pela Polícia Federal no estado. Paiva também representará o Crea-MT durante a audiência uma vez que é segundo vice-presidente da instituição.

No último 29 de maio, pelo menos 100 profissionais matogrossenses e dirigentes dos Creas da região Centro Oeste (Crea-MS, Crea-MT, Crea-DF e Crea-GO), aprovaram uma “Moção de Repúdio e Agravo” quanto aos maus-tratos, humilhação e à prisão que consideram ilegal, sofridos por 43 engenheiros, às 6h da manhã do dia 21 de maio deste ano, durante a “Operação Jurupari”.

Posteriormente, no dia 31 de maio, seis encaminhamentos foram retirados da reunião realizada entre os engenheiros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Associação Matogrossense de Engenheiros Florestais (Amef) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MT).

Os itens foram elencados após reunião que durou pelo menos três horas e discutiu a situação dos funcionários da Sema que são profissionais do Sistema Confea/Crea, e que denunciaram estar com medo de assinar documentos e serem envolvidos em processos judiciais. “Nos últimos anos já ocorreram pelo menos sete operações que envolvem o nome de engenheiros florestais que são funcionários públicos e em sua maioria não cometeram crimes, mas são tratados injustamente como tal”, disse Paiva.

*Rafaela Maximiano
Ascom/crea-MT