Alunos de engenharia civil visitam o Crea-MT

5 de junho de 2013, às 14h09 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Na manhã desta terça-feira, 05 de junho, no plenário Rubens Paes de Barros Filho, alunos do primeiro semestre do curso de engenharia civil da Universidade de Cuiabá (UNIC) participaram da palestra sobre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e seu funcionamento, ética profissional, entre outros assuntos. A palestra foi ministrada pelo conselheiro e engenheiro civil, André Luiz Schuring.

 

Com o intuito de conscientizar os alunos o engenheiro explicou a função do Conselho que é de assegurar e promover a fiscalização do exercício profissional em defesa da sociedade. “O Crea precisa garantir que a prestação de serviços nas áreas da engenharia, agronomia e afins, sejam exercidos por profissionais e empresas legalmente habilitados”, enfatizou Schuring.

 

Schuring também explicou que a universidade forma o profissional e o Conselho habilita o bacharel, através de um registro emitido conforme suas atribuições profissionais, para que o mesmo possa exercer a profissão de engenheiro no mercado.

 

Em Mato Grosso são mais de 12 mil profissionais registrados sendo que destes 3,7 mil são da área Civil. Schuring também destacou a vantagem de se ter um conselho profissional e de ser atuante junto às entidades de classe. “É através das entidades que podemos lutar pelos nossos direitos como profissional, buscar melhoria de salário, melhorar o relacionamento com outros profisisonais, entre outros.”

 

Os alunos também foram instruídos sobre a Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea Mato Grosso, que é a parte social do Sistema e traz benefícios ao profissional, através de ajuda para compras de equipamentos e realização de cursos, por exemplo. A diretora geral da Mútua Marciane Prevedello Curvo também apresentou aos alunos outras oportunidades oferecidas aos associados, dentre os quais, plano de saúde e de previdência, todos com preços diferenciados e a juros mais acessíveis que o mercado.

 

Para o professora de Introdução a Engenharia Civil Uilaci Bezerra, foi de extrema importância para os alunos a visita ao Crea-MT para que os mesmos pudessem conhecer o Conselho onde serão registrados e por ele fiscalizados, além de terem contato com engenheiros que já estão no mercado de trabalho.