Aesa-MT oferece curso de Cadastro Ambiental Rural
1 de abril de 2016, às 18h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Integrar Consultoria Agronômica, com o apoio da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (Aesa-MT) e do Sistema Confea/Crea e Mutua, oferece o Curso de formação em Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2016, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), localizado na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 491, Bairro Araés, Cuiabá.
O Cadastro Ambiental Rural é uma importante ferramenta de gestão ambiental, pois trata-se de um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, tendo como finalidade reunir informações ambientais referentes às áreas de preservação permanente, reserva legal, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública.
O curso conta com a carga horária de 20h/aula e tem como objetivo capacitar os participantes para elaboração dos trabalhos de CAR visando a interpretação e aplicação correta da legislação brasileira ligada a este serviço. Além disso, treiná-los para execução dos trabalhos de CAR utilizando softwares livres (Google Earth, Quantum Gis) e imagens de satélites históricas, que auxiliem na interpretação das feições da propriedade rural (áreas exigidas para desenho no CAR), permitindo seguridade das informações prestadas nos trabalhos realizados.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO:
Conceitos, definições e importância do CAR;
Interpretação do Novo Código Florestal aplicado ao CAR;
Cadastro no CAR de uma propriedade rural utilizando as ferramentas da Plataforma do SICAR;
Utilização do Google Earth como ferramenta auxiliar para elaboração e cadastro no CAR;
Gravar e enviar cadastro do CAR para a SEMA–MT;
Retificação de um CAR já enviado para a SEMA-MT;
Cases – Situações práticas para Cadastro;
Introdução sobre Sistemas de Referência de Coordenadas;
Uso de imagens de satélite históricas e atuais do INPE para controle de desmatamento de uma propriedade rural;
Elaboração de arquivos Shapes no QGIs para cadastro no CAR;
Importar os arquivos Shapes para a plataforma do SICAR;
Elaboração de Mapas Temáticos do CAR no QGis.
Datas
08/04/2016, Sexta-feira: 18h às 22h
09/04/2016, Sábado: 8h às 18h.
10/04/2016, Domingo: 8h às 14h.
Investimento: R$ 640,00
Outras informações pelos telefones (65) 9303-7339 (65) 9977-0195 ou pelo site www.integraragro.com.br.