AEAM-MT realiza 2ª edição do Congresso Meio Ambiente em Foco em Cáceres
8 de setembro de 2025, às 16h44 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O município de Cáceres sediou, no dia 28 de agosto de 2025, a 2ª edição do Congresso Meio Ambiente em Foco, promovido pela Associação dos Engenheiros Ambientais de Mato Grosso (AEAM-MT), com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – Crea-MT, por meio do edital de Chamamento Público 001/25, e apoio do IFMT Campus Cáceres. O evento reuniu mais de 170 participantes, entre estudantes, profissionais e autoridades, consolidando-se como um importante espaço de debate e capacitação técnica na área ambiental do estado.
A abertura contou com a participação de lideranças do setor: O presidente do Crea-MT Engenheiro civil Juares Samaniego; Katiene Moura da Silva, presidente da AEAM-MT; Camila Figueiredo, representando a Mútua-MT; Reginaldo Medeiros, diretor-geral do IFMT Campus Cáceres; e Dario Diego Senn, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Cáceres.

O engenheiro florestal Judson Pantaleão, referência na área ambiental, conduziu a palestra “Licenciamento Ambiental na Prática”, trazendo exemplos reais e desafios enfrentados no cotidiano dos profissionais. Em seguida, os participantes participaram do Workshop Interativo “Cadastro Ambiental Rural – CAR”, que proporcionou uma imersão prática em um dos principais instrumentos de regularização ambiental do país, com espaço para perguntas e interação direta com o público.
O evento contou ainda com certificação para os participantes, reforçando o compromisso com a capacitação técnica e o desenvolvimento da engenharia ambiental em Mato Grosso.

Edital de Chamamento Público
O Congresso “Meio Ambiente em Foco” foi realizado com recursos do Chamamento Público 001/25, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – Crea-MT. O edital tem como objetivo apoiar projetos desenvolvidos por entidades de classe registradas no Conselho, fortalecendo a valorização profissional, a qualificação técnica e o desenvolvimento da engenharia e agronomia no estado.
Texto: AEAM e Crea-MT