Acadêmicos de Primavera do Leste recebem palestra sobre o Crea-MT

23 de novembro de 2018, às 15h29 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Proporcionar o conhecimento antes da formação profissional. Foi com esse objetivo que o conselheiro do Crea-MT, o engenheiro civil Silvano Pohl Moreira de Castilho, ministrou a palestra “Conhecendo o Sistema Confea/Crea e Mútua”, dia 08 de novembro, aos acadêmicos de engenharia civil e de arquitetura da Universidade de Cuiabá – Unic, campus de Primavera do Leste.

“Essa foi uma oportunidade para os estudantes, ou seja, futuros profissionais do Sistema, obterem conhecimento de como funciona o Conselho, qual a importância do órgão para o exercício legal da profissão. Na oportunidade, mostramos sobre a criação da Lei 5.194, que rege as profissões da área tecnológica”, detalhou Silvano.

O conselheiro Silvano explicou aos alunos os problemas éticos, falou da diferença entre ética e moral, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Certidão de Acervo Técnico (CAT). De acordo com Silvano a ART é válida como garantia dos serviços prestados, alimenta o acervo técnico do profissional e é imprescindível para a fiscalização, limitando a responsabilidade entre as partes e garantindo os direitos autorais.

Já sobre a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea Mato Grosso (Mútua-MT), o conselheiro disse que o principal objetivo da Mútua é de oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

“Além de atuar como entidade assistencial do Sistema Confea/Crea/Mútua, prestando serviços, ações e benefícios diferenciados que propiciem melhor qualidade de vida aos mutualistas”. Na oportunidade, foi eleito, coordenador e adjunto do curso de engenharia civil para o Crea Júnior de Mato Grosso (CreaJr-MT).

*Equipe de Comunicação do Crea-MT