Abenc e Ibec firmam convênio para atualização da Tabela de Honorários Profissional
31 de janeiro de 2013, às 11h38 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Nesta semana a Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Mato Grosso (Abenc-MT) e o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos assinaram um convênio para a atualização dos valores da Tabela de Honorários Profissionais Associados à Abenc-MT.
De acordo com a vice-presidente da Abenc, a engenheira civil Marciane Prevedello Curvo, a tabela que está sendo praticada atualmente é de 2005, quando o valor do salário mínimo era de R$ 300,00. “A Tabela deve acompanhar a evolução do salário mínimo e precisa ser reajustada anualmente. Sobe o valor do material, sobe o valor da hora do profissional também.”, explicou Marciane.
Além da defasagem da tabela praticada em Mato Grosso, cada estado tem a sua própria tabela. “O salário base definido para o profissional que atua em São Paulo não é o mesmo para o profissional que atua no Mato Grosso e nesse sentindo a Abenc-MT fará todos os esforços necessários para que essa tabela além de ser atualizada anualmente, passe a vigorar nacionalmente, e para isso contamos com a experiência de especialistas em engenharia de custos do Ibec.” salientou a engenheira.
Segundo Marciane a nova tabela deverá entrar em vigor ainda em 2013. “Ainda não temos uma data definida para a tabela nova, pois há toda uma burocracia envolvida. Mas acreditamos que até julho a tabela atualizada já esteja valendo”.
No ato da assinatura do convênio também estavam o presidente da Abenc-MT, André Luiz Schuring, o presidente do Ibec, Paulo Dias e o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego.