50 anos do curso de Geologia da UFMT são celebrados em programação especial com participação do Crea-MT
18 de novembro de 2025, às 12h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) participou, entre os dias 12 e 16 de novembro, da programação comemorativa pelos 50 anos do curso de Geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizada no Auditório João Barbuíno Curvo Neto (Auditório Mofão), em Cuiabá. A iniciativa faz partes das ações apoiadas pelo Edital de Chamamento Público 001/25 do Crea-MT.
A abertura reuniu representantes da universidade e de entidades da área. A vice-presidente do Crea-MT, Geol. Ma. Daiane Brum, relembrou sua trajetória e destacou o papel do Conselho na vida profissional dos geólogos, afirmando que “o Crea-MT é a nossa segunda casa, a casa do profissional, que é quem vai acolher a gente quando saímos da universidade. Há mais ou menos 15 anos atrás estava eu entrando como caloura aqui na UFMT e o tempo passa muito rápido” disse.

O presidente da Febrageo, Prof. Dr. Caiubi Kuhn, ressaltou a relevância da formação geológica para o desenvolvimento do Estado e da sociedade. Ele comentou que “quando a geologia está fazendo seu dever de casa, desenvolvendo os trabalhos de recursos hídricos, pesquisas de meio ambiente e mineração, está entregando o melhor para a sociedade. Todos os profissionais formados aqui fizeram Mato Grosso chegar aonde está, do agro às cidades, às estruturas e ao acesso à água.

O presidente do Singemat e ex-aluno da UFMT, Geol. Sinvaldo Moraes, destacou a importância histórica do curso, afirmando que “é com grande honra e emoção que celebro este marco importante. São 50 anos de história, conquistas, desafios superados e uma grande contribuição para a sociedade.”
A presidente da Agemat e vice-presidente da Febrageo, Geol. Ma. Sheila Klener, lembrou o avanço recente na legislação que passou a reconhecer o geólogo como engenheiro geólogo, afirmando que “foi uma batalha difícil, mas conseguimos conquistar essa mudança, que impacta diretamente a vida profissional de todos nós. Temos também uma geóloga formada na UFMT como vice-presidente do Crea-MT, e isso mostra a importância da representatividade e da força dos profissionais formados nesta universidade” afirmou.

Durante a semana, a programação contou com mesas-redondas, palestras, debates com egressos, apresentação de projetos de pesquisa e extensão, homenagens e sessões solenes na UFMT e na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Também ocorreu o lançamento do livro “50 anos de Geologia da UFMT: sua história, suas pessoas, suas contribuições”, editado pelo Prof. Pedro Maciel de Paula Garcia.
As atividades foram encerradas no domingo (16) com uma visita técnica ao Geoparque Chapada dos Guimarães.
Edital de Chamamento Público
O evento foi realizado com recursos do Edital de Chamamento Público nº 001/2025, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso. O edital tem como objetivo apoiar projetos desenvolvidos pelas entidades de classe registradas no conselho, fortalecendo a valorização profissional, a qualificação técnica e o desenvolvimento das engenharias, agronomia e geociências em Mato Grosso.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT