Crea-MT leva propostas do Centro-Oeste ao Colégio de Presidentes no Rio Grande do Sul

23 de setembro de 2025, às 11h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, participou do Colégio de Presidentes, realizado nos dias 18 e 19 de setembro, em Porto Alegre (RS). Na reunião, o presidente levou as propostas do Centro-Oeste para debate a aprovação dos outros Regionais.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou da abertura do evento e agradeceu a presença de todos no estado. Também foi apresentado o orçamento e os projetos concluídos da Mútua, com o presidente Joel Kruger.

 

Presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego no Colégio de Presidentes | Foto: Confea

 

Durante os informativos, o presidente Juares Samaniego, ressaltou a 1ª Reunião das Agrárias: Era do Carbono que estava sendo realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEA-MT).

“São aproximadamente 350 participantes entre profissionais e acadêmicos. Isso demonstra que os recursos de patrocínio estão surtindo efeito, pois estamos cobrando um rigor para que parte das ações seja realizada na capital e parte no interior, dando oportunidade também aos profissionais do interior”, disse.

Já na sexta-feira (19), um dos itens da pauta foi a apresentação de duas propostas do Colégio de Presidentes do Centro-Oeste (CPCO), que engloba os Regionais de Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso.

 

Crea-MT no Colégio de Presidentes | Foto: Confea

 

 

A primeiro proposta foi a apresentação de uma resolução que regulamenta o uso de drones em propriedades rurais. Segundo o presidente, os funcionários das fazendas fazem o manuseio do equipamento sem qualificação, o que pode ocasionar acidentes.

“Qualquer funcionário de fazenda, sem noção alguma de defensivos agrícolas, está utilizando esses equipamentos e pode ser muito perigoso sem uma qualificação adequada. A proposta é encaminhar para o Plenário do Confea para criar essa regulamentação do uso desses equipamentos”, disse.

 

CPCO apresenta propostas para serem levadas ao Confea | Foto: Confea

 

A proposta foi aprovada por todos os Creas e será encaminhada ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O CPCO também apresentou uma manifestação ao Confea defendendo que a carteira profissional digital tenha o mesmo valor jurídico da versão física, permitindo que o profissional opte pelo formato que preferir. Atualmente, mesmo com a versão digital disponível, ainda é obrigatória a emissão da carteira física. A proposta busca assegurar que ambas as versões tenham validade equivalente, sem alterar o processo de confecção do documento.

 

Quinta edição do Colégio de Presidentes foi realizada em Porto Alegre (RS) | Foto: Confea

 

A manifestação também foi aprovada pelos presidentes.

Essa foi a quinta edição do Colégio de Presidentes neste ano. A próxima reunião está marcada para ser realizada em Cuiabá, em dezembro.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT