Crea-MT marca presença na 1ª Reunião das Agrárias: Era do Carbono na UFMT

17 de setembro de 2025, às 10h56 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participou da cerimônia de abertura da 1ª Reunião das Agrárias: Era do Carbono da 1ª Semana Acadêmica de Agronomia, realizada no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta segunda-feira (15). O evento é realizado pelos cursos de Agronomia, Nutrição e Zootecnia da instituição. O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, a diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo e o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEA-MT), Luiz Henrique Vargas, fizeram parte do dispositivo de honra.

A cerimônia reuniu professores, diretores da UFMT e representantes de empresas privadas que são parceiros do evento. Ao longo da semana, a programação da 1ª Reunião das Agrárias: Era do Carbono conta com diversas palestras, minicursos e aulas práticas para a qualificar e preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

 

Presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego | Foto: Caroline Mesquita

 

O evento recebeu apoio por meio do Edital de Chamamento Público 001/25 e foi realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEA-MT).

Durante a abertura, o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, fez uma breve explicação de como funciona o Sistema Confea/Crea/Mútua para aproximar dos estudantes.

“É um evento que mexe muito com o Conselho porque das quatro áreas que estão organizando esse evento, três fazem parte do Sistema. A universidade te dá a formação e o Conselho que vai dizer o que você pode ou não pode fazer no mercado de trabalho, são 27 Creas no Brasil e nós seguimos o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) que regulamenta os Regionais. Mato Grosso é o único estado da federação que a agronomia tem o maior número de profissionais. Geralmente, nos outros estados a Engenharia Civil tem o maior número de profissionais. A agronomia possui grandes associações, são aproximadamente sete entidades de engenheiros agrônomos no estado e todas elas mostram a força da agronomia”, finalizou.

 

Diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo | Foto: Caroline Mesquita

 

A diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, disse que também se graduou na UFMT e a importância de conhecer, o quanto antes, a Caixa de Assistência dos profissionais do Sistema.

“Sou engenheira civil graduada aqui há 20 anos e durante a minha graduação eu não sabia o que era a Mútua, só fui entender o que era muito tempo depois. Quando a gente fala da Caixa de Assistência, precisamos lembrar de uma palavra: acolhimento. A Mútua é a maior Caixa de Assistência e 20% de todas as ART’s de todo o estado vão para a Mútua”, disse.

 

Cerimônia de abertura foi realizada no Teatro Universitário da UFMT | Foto: Caroline Mesquita

 

Após os discursos das autoridades, foi realizada uma apresentação do Grupo Flor Ribeirinha e, para dar início ao ciclo de seminários, foi realizada uma Palestra Magna de Abertura do CEO da Carbon Negative, Engenheiro Florestal Marcos Hiroshi Nishi, com o tema: “Cultivando o futuro: Biochar, agricultura regenerativa e o desafio da descarbonização nas Ciências Agrárias”.

A conselheira e coordenadora-adjunta da Câmara de Agronomia, eng. agrônoma Lys Sueli Braco, e o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos, eng. agrônomo Isan Rezende, também marcaram presença no evento.

 

Representatividade da Mulher nas Agrárias

 

Coordenadora do Programa Mulher do Crea-MT, eng. civil Luanna Cristina de Paula Lima, diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo e a coordenadora-adjunta da Câmara de Agronomia, eng. agrônoma Lys Sueli Braco | Foto: Marciane Prevedello Curvo

 

Nesta terça-feira (16), também foi realizado o Painel Representatividade da Mulher nas Agrárias que teve como mediadora, a diretora-geral da Mútua-MT. Também participaram do painel, a Coordenadora do Programa Mulher do Crea-MT, eng. civil Luanna Cristina de Paula Lima, a Coordenadora da Comissão FAMATO Mulher Advogada Gabriela Tomain, a eng. agrônoma Melissa Freitas da Agroligadas, a eng. florestal Jocelaine Araujo da Rede Mulher Florestal e a Superintendente do IBAMA-MT, bióloga e bacharel em Direito Cibele Madalena Xavier Ribeiro.

Durante a palestra, a Coordenadora do Programa Mulher do Crea-MT, eng. civil Luanna Cristina de Paula Lima, falou um pouco sobre como funciona o programa e as ações realizadas até o momento para aproximar as mulheres do Sistema Confea/Crea/Mútua.

 

Palestra sobre o Programa Mulher do Crea-MT | Foto: Marciane Prevedello Curvo

 

Confira a Galeria de Fotos aqui.

A 1ª Reunião das Agrárias: Era do Carbono segue até sexta-feira (19) e a programação completa pode ser acessada aqui.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT