CEP-MT realiza encontros regionais com profissionais de Juara, Juína e Sinop
30 de junho de 2025, às 15h55 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Com o objetivo de mobilizar a classe profissional para o Congresso Estadual de Profissionais, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) promoveu encontros regionais do CEP-MT nas cidades de Juara, Juína e Sinop. Os eventos reuniram dezenas de profissionais e permitiram a escuta de propostas voltadas ao aperfeiçoamento do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Em Juara, o encontro contou com a abertura da coordenadora-adjunta da comissão organizadora do CEP-MT, a engenheira agrônoma Lys Sueli Barco, que explicou aos participantes a metodologia do evento. Em seguida, a geóloga Daiane Brum, primeira vice-presidente do Crea-MT, agradeceu a presença dos profissionais, justificou a ausência do presidente do Conselho e destacou o papel do Crea-MT na vida profissional, com ênfase na atividade de fiscalização e na valorização das parcerias com entidades de classe. “O CEP é o momento de escutar os profissionais e construir juntos os rumos do Sistema”, destacou.
Durante a apresentação institucional, Lys também explicou sobre as mudanças nos eixos temáticos do congresso deste ano, que buscam maior proximidade com a realidade da atuação profissional. Uma das dúvidas do público foi sobre a função de delegado eleito no congresso, o que gerou um momento de esclarecimento sobre o papel estratégico da representação.
Em Juara, foram apresentadas duas propostas, sendo a mais votada a que trata da padronização e esclarecimento sobre os termos de referência exigidos por órgãos ambientais, com o objetivo de agilizar processos de regularização. A diretora da Mútua em Mato Grosso, Marciane Prevedello Curvo, apresentou os benefícios e serviços oferecidos pela Caixa de Assistência aos profissionais do Sistema. O evento teve mais de 28 inscritos na plataforma oficial

Já em Juína, a abertura também foi conduzida por Lys Sueli, que apresentou a metodologia e os objetivos do CEP-MT. A vice-presidente Daiane Brum reforçou a importância da participação ativa dos profissionais e a diretora da Mútua, Marciane, falou sobre os serviços disponíveis, despertando o interesse dos presentes. Não foram recebidas propostas nesta edição, mas mais de 26 profissionais se inscreveram no sistema.

Em Sinop, o encontro teve a maior adesão entre as três cidades, com mais de 40 inscritos. A abertura foi realizada por Lys Sueli, que destacou as mudanças no congresso e a importância da participação. A vice-presidente Daiane também esteve presente, reforçando que o CEP-MT é um espaço de escuta e construção coletiva. Foram apresentadas mais de sete propostas e realizada votação para escolha dos delegados representantes.
A proposta mais votada em Sinop tratou da fiscalização de obras e da valorização da engenharia, defendendo que o Crea notifique a Prodeurbs sobre exigências consideradas indevidas e promova a separação clara entre ARTs de projeto e de execução. Segundo os profissionais, essa separação evita que engenheiros sejam obrigados a assumir responsabilidades indevidas, protegendo a ética e a valorização da profissão.
Além disso, a diretora geral da Mútua, Marciane Prevedello Curvo, e o diretor financeiro Waldomiro Teodoro dos Anjos Júnior apresentaram as frentes de atuação da Caixa de Assistência e esclareceram dúvidas dos participantes sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT