Crea-MT e Mútua-MT palestram sobre o Sistema na Semana de Engenharia Elétrica e Automação do IFMT

16 de maio de 2025, às 17h31 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Mútua-MT realizaram diversas palestras na Semana da Engenharia Elétrica e Automação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que aconteceu entre os dias 12 e 14 de maio, no campus Octayde Jorge da Silva, em Cuiabá. A diretora-geral da Caixa de Assistência, eng. Civil Marciane Prevedello Curvo, representou o presidente do Conselho, eng. Civil Juares Samaniego no evento.

Durante a abertura, a diretora-geral parabenizou o IFMT pelo evento que trouxe uma programação com diferentes temas, como Inteligência Artificial, Modelagem 3D e Impressão 3D, Simulador de Circuitos Elétricos, Eficiência Energética, Segurança do Trabalho na Engenharia Elétrica, Linguagem de Programação Python, Empreendedorismo na Engenharia, entre outros.

Após a abertura, na segunda-feira (12), o conselheiro do Crea-MT e presidente da Associação Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (AMAEST), eng. Eletricista e de Seg. do Trabalho Frederico Mansur Gaiva palestrou sobre Segurança do Trabalho na Engenharia Elétrica.

 

 

Já na terça-feira (13), a primeira palestra do período da tarde foi ministrada pelo assessor da presidência Diego Vinicius Curvo, com o tema: A Atuação do Confea/Crea na Fiscalização de Obras e Serviços Técnicos. Segundo Diego, a experiência foi enriquecedora.

“Para mim, é sempre bom ir ao IFMT. Sou egresso do Instituto e da mesma forma que contribuíram para a minha formação, é uma honra poder voltar e retribuir na formação de outros alunos e futuros profissionais do sistema Confea/Crea/Mútua. A palestra que ministrei tem o objetivo de mostrar o papel do nosso Conselho que é fiscalizar, orientar e promover o exercício profissional das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, além de defender a sociedade contra práticas ilegais, como o exercício da profissão sem habilitação e registro”, disse.

 

 

A diretora-geral da Mútua-MT também realizou uma aula explicando um pouco mais sobre a Caixa de Assistência dos profissionais dos Creas. Com uma palestra dinâmica, Marciane apresentou aos alunos os benefícios e direitos dos profissionais junto à Mútua. Para ela, eventos como esse levam informações importantes e conhecimento que ajudam a trilhar o caminho dos estudantes.

“Compartilhar conhecimento e experiências é uma forma de conectar com o outro, construir uma relação mais próxima e fortalecer o vínculo. Ao oferecer informações que possam auxiliá-lo, demonstramos empatia. Também aprendemos muito com o outro, enriquecendo nossa vida”, disse.

 

 

O Crea-MT acredita que contribuir com o conhecimento desde a graduação é uma forma de fortalecer toda a cadeia das engenharias e valorizar a atuação ética e qualificada no futuro. O papel do Conselho também é educar, orientar e inspirar os novos profissionais. Por isso, é preciso estar  presente nos espaços de formação, construindo pontes entre a academia e o exercício profissional.

Confira a Galeria de Fotos aqui.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT