Abenc-MT realiza palestra técnica sobre a correção de patologias em fachadas com tintas especializadas no Crea-MT

2 de maio de 2025, às 14h43 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Na última segunda-feira (28), a Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (ABENC-MT),  realizou uma palestra técnica no Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) sobre a correção de patologias em fachadas com tintas especializadas, com enfoque nas inovações e soluções práticas para o setor da construção civil. O evento aconteceu de forma híbrida, permitindo a participação tanto presencial quanto remota, e contou com o apoio da Suvinil e do Grupo Verdão.

A abertura foi feita pela presidente da ABENC-MT, engenheira civil Célia Mazzer, que compartilhou a visão da nova gestão para o ano de 2025.

“Quando nós assumimos essa nova gestão, no começo do ano, nós tivemos uma meta bem arrojada, onde nós nos propusemos a fazer uma palestra técnica mensal, uma entrevista mensal, e os resultados positivos já começaram a aparecer, porque em dezembro, de aproximadamente 1.300 associados, hoje nós contamos com quase 1.700”, destacou Célia.

Presidente da ABENC-MT, engenheira civil Célia Mazzer |Foto: Igor Bastos

A palestra contou com a presença do técnico da Suvinil Samuel Domingos, que abordou as principais inovações em materiais e serviços de pintura para a engenharia civil. Ele enfatizou a importância da proteção das superfícies e como os sistemas de pintura podem garantir maior durabilidade nas construções, além de prevenir falhas estruturais, como fissuras e trincas. “A tinta tem a capacidade de isolar aquele substrato, aquela superfície do meio ambiente. Quando a gente tem a tinta ali, seja alvenaria, madeiras ou metais, ela oferece proteção, o que vai aumentar a vida útil desse substrato”, explicou Samuel, detalhando os benefícios dos produtos especializados.

Outro ponto relevante abordado na palestra foi o Orientativo de Pintura, um serviço gratuito oferecido pela Suvinil, onde os técnicos realizam uma visita orientativa nas obras para identificar patologias e sugerir o melhor sistema de pintura, buscando maior durabilidade e eficiência. Samuel destacou que, para obras de mil metros quadrados ou mais, esse serviço pode ser solicitado diretamente pelo profissional responsável.

Técnico da Suvinil Samuel Domingos | Foto: Igor Bastos

O evento também teve o objetivo de informar sobre a importância de realizar uma manutenção constante nas construções, alertando para os problemas causados pela falta de manutenção, que podem comprometer a integridade das fachadas e, consequentemente, da estrutura como um todo. O técnico mencionou que, em muitos casos, o tempo sem manutenção ultrapassa os 10 anos, o que pode resultar em danos sérios à pintura e à estrutura dos imóveis.

Além disso, a palestra abordou as patologias mais comuns que afetam as fachadas, como umidade, trincas e descascamento da pintura, e como os profissionais podem diagnosticar e corrigir esses problemas de maneira eficaz.

“Problemas como umidade, fissuras e trincas são muito comuns em nosso clima, e o uso de tintas de má qualidade ou a manipulação inadequada dos produtos pode acelerar o processo de deterioração”, finalizou Samuel, detalhando a importância de selecionar o sistema de pintura correto para cada tipo de superfície.

A Galeria de Fotos da palestra técnica está disponível no link.

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT