Sábado de muito trabalho para organizadores da 67ª SOEAA

21 de agosto de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A pouco menos de 24 horas da abertura do evento, mais de 50 pessoas se revezam na montagem de estandes e decoração do Centro de Eventos do Pantanal. A previsão é que tudo esteja pronto até o meio-dia deste domingo

Às vésperas da abertura oficial da 67ª SOEAA, o que se viu no Centro de Eventos do Pantanal, neste sábado (21), foi muito trabalho. Mais de 50 pessoas estão, desde as primeiras horas do dia, distribuídas entre a montagem do palco e dos estandes e a parte de decoração do local. A previsão dos organizadores é que, até o meio-dia deste domingo, esteja tudo pronto. A solenidade de início dos trabalhos será amanhã, às 17h. O evento promovido pelo Confea e Crea-MT ocorre até o dia 28, em Cuiabá.

O arquiteto do Crea-MT e responsável pela parte de infraestrutura da 67ª SOEAA, Pedro Welli Kirst, conta que serão 24 estandes dispostos no Pavilhão das Nações. Além disso, tendas foram erguidas na parte externa do Centro de Eventos do Pantanal para abrigarem o Experimentário e a praça de alimentação. Ele lembra que haverá, ainda, equipes de saúde e do Corpo de Bombeiros para, caso necessário, realização de atendimentos médicos durante todo o evento.

Contudo, o dia não feito apenas de divisórias, parafusos, placas compensadas de madeira e fitas adesivas. A grande atração, mesmo que em processo de montagem, foi a parte cenográfica. Elementos da cultura regional e que são a marca da 67ª SOEAA puderam ser admirados logo no salão principal do local: igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a viola de cocho.

“Retratamos, em tamanhos bem generosos, a marca desse evento que acontece aqui em Mato Grosso”, explica o cenógrafo responsável pela montagem das peças, João César dos Santos. Ele conta que tudo foi criado e executado, exclusivamente, para a ocasião. Em 30 dias, a sua equipe transformou uma ideia em objetos que chegam a ter seis metros de altura como é o caso da viola de cocho.

Outro ponto – que certamente servirá de cenário para muitas fotografias a serem feitas pelos participantes ao longo da semana – é a entrada principal do Centro de Eventos do Pantanal. Um painel com seis metros de altura por 20 de largura traz, além de imagens que exaltam as belezas naturais de Mato Grosso, a logomarca que é símbolo da SOEAA e evidencia as profissões de engenharia, arquitetura e agronomia.

*Paula Peres
Comunicação Soeaa