Crea-MT promove audiência pública sobre legado pós-Copa e infraestrutura

25 de abril de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O evento faz parte do projeto “Confea/Crea em Campo”, que promoverá estudos e debates em todas as cidades sede da Copa do Mundo de 2014

Crea Mato Gosso realiza nesta terça-feira, 26 de abril, das 8h30 às 17h, a audiência pública “Confea Crea em Campo”.O evento faz parte de um projeto do Sistema Confae/Crea que visa a mobilizar diversos setores, principalmente da área tecnológica, para analisar os projetos da Copa de 2014 em todas as cidades que sediarão os jogos. Em Cuiabá, será realizada a quinta reunião do projeto, que já passou por Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

A principal preocupação da área tecnológica refere-se ao legado que esses projetos deixarão para as cidades sede, com, por exemplo, melhorias no que se refere à mobilidade urbana e à infraestrutura dos aeroportos. Também serão abordadas questões relativas ao controle e à fiscalização dos contratos, o que implica observar o cumprimento de prazos para realização de processos licitatórios e execução das obras.

Serão realizados três paineis. O primeiro, com participação do conselheiro da Embaixada da África do Sul no Brasil, Arnold Julian Lyle, abordará a experiência africana na realização da Copa do Mundo de 2010. Em seguida, Betina Sarue, do Instituto Ethos, falará sobre controle e fiscalização, no contexto do projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios”. O tema será abordado também por representantes do Tribunal de Contas do Estado; do Ministério Público e da Controladoria Geral da União. O último painel, sobre infraestrutura, contará com a presença do presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Custos (Ibec), Paulo Roberto Vilela Dias; e de técnicos da Agecopa.

Além dessa programação, haverá, apresentação dos resultados de uma visita técnica realizada no último dia 20 de abril no Arena Pantanal, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e outras oito entidades pertencentes ao Sistema Confea/Crea: Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-MT); Associação Matogrossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Amaest); Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientalistas do Estado de Mato Grosso (Aesa); Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Mato Grosso (Ibape-MT); Associação de Engenheiros Eletricistas (AMEE); Confea; Ministério Público Federal; além de coordenadores da FPI e Acessibilidade do Crea-MT.

Nas edições anteriores do evento, as audiências públicas também foram precedidas avaliações técnicas. Em Brasília, por exemplo, foi realizada uma visita técnica no Estádio Mané Garrincha; em Salvador, foram promovidas Fiscalizações Preventivas Integrada no Aeroporto da capital; no metrô de Salvador e na Arena Fonte Nova e entorno. Informações detalhadas sobre esses trabalhos, assim como os que foram realizados em Belo Horizonte e em Recife, estão disponíveis no site do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) – www.confea.org.br

As próximas audiências serão realizadas em Natal (03/05); Curitiba (10/05); Manaus (12/05); Fortaleza (24/05); Porto Alegre (31/05); Rio de Janeiro (07/06) e São Paulo (21/06).