Iniciativas atraem profissionais e estudantes para construir cidades ideais
16 de maio de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Cidades dotadas de boa infraestrutura, desenhadas para facilitar a locomoção, com meios de transporte inteligentes, sistemas de habitação, saúde e educação em pleno funcionamento. Cidades com atividades econômicas mais cuidadosas com seus reflexos no meio ambiente e com áreas verdes preservadas.
Algumas pessoas já vivem em cidades se não ideais, quase ideais, mas para a maioria da população mundial essa cidade ainda é um sonho. Torná-la realidade é o desafio do século 21.
Projetos em escolas, empresas e mesmo individuais, pontuam aqui e ali colaborações para tornar o sonho realidade. Atualmente duas iniciativas chamam a atenção.
A primeira é do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. No site e nas redes sociais, a Cidade Colaborativa atrai a atenção de profissionais e estudantes que enviam sugestões de como deve ser um centro urbano que abriga e inclui todos os seus cidadãos e, após as sugestões, as ideias serão visualizadas em 3D.
A ideia agradou. Nas primeiras duas fases de implantação, a Cidade Colaborativa proposta pelo Confea teve 1.200 participantes que registraram 430 ideias. Para a terceira, 21 pessoas já estão dando ideias, comentando e votando.
Para participar do desafio, basta se cadastrar no site www.cidadecolaborativaconfea.com.br
A segunda iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É a 25ª edição do prêmio Jovem Cientista que em 2011 pretende revelar pesquisadores e estudantes que estão inovando para transformar as cidades em ambientes sustentáveis.
Alcançando profissionais e pesquisadores de diversas áreas e estudantes do ensino superior, o prêmio é aberto também para os que cursam o ensino médio.
A premiação varia de acordo com a graduação de cada concorrente. Vai de R$ 10 mil a R$ 35 mil, além de laptops. O concurso tem cinco categorias.
Mais informações no site http://www.jovemcientista.cnpq.br/
*Maria Helena de Carvalho
Assessoria de Comunicação do Confea