Curso de Libras é realizado no Crea-MT
25 de maio de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Começou hoje, (25), o Curso de Libras no auditório do Crea-MT, em Cuiabá. O evento tem como objetivo atualizar os servidores públicos à respeito da linguagem de sinais. Dessa forma, os deficientes auditivos poderão ser melhor atendidos na rede pública em seus diversos setores.
A mesa de abertura foi composta pelo coordenador da comissão de acessibilidade do Crea-MT, Guilherme Monteiro, representando o presidente Tarciso Bassan; o secretário de Assistência Social do Município de Cuiabá, Mário Lúcio Guimarães; o promotor de justiça do Estado, Miguel Slhessarenko Junior; o presidente da Comissão Municipal da Pessoa com Deficiência, Heron Alves de Souza; o representante da comissão Temática do CMDPD, Luiz Carlos Grassi; o secretário municipal de educação, Permínio Pinto Filho; a diretora do Cridce, Eliete Vasconcelos e o professor do curso de Libras, Everaldo Aparecido de Oliveira.
O secretário de Assistência Social do Município de Cuiabá, Mário Lúcio Guimarães, ressaltou a importância da realização de eventos como este que promovem um acesso maior aos deficientes auditivos, fazendo com que eles sejam inseridos na sociedade e melhor compreendidos. Mário afirmou ainda que o número de interpretes da linguagem de sinais em Cuiabá é muito pequena comparada ao número de surdos e mudos, e que por isso ações como esta devem ser realizadas.
A professora de Língua Portuguesa e intérprete há mais de 10 anos, Rose Cinara, concorda. Para ela, que começou a se interessar pela linguagem de sinais quando percebeu que seus alunos deficientes auditivos não eram compreendidos em sala de aula, participar de um curso que tem como meta capacitar servidores públicos para que atendam corretamente essas pessoas é extremamente positivo. “Não é pela deficiência que os surdos devem deixar de se comunicar. Eles merecem o acesso à comunicação, assim como todos nós”, afirma Rose.
Bruna Pinheiro
* Gecom/ Crea-MT