Crea-MT busca manter certificação Gespública

1 de julho de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso busca atingir 250 pontos e manter sua certificação no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) – instrumento que avalia o estágio de desenvolvimento de gestão de uma empresa.

Na última semana de junho gerentes e coordenadores de diversas áreas estiveram reunidos separados por grupos, avaliando os produtos e serviços oferecidos pelo Crea-MT aos profissionais, sociedade e colaboradores. Esses resualtados integraram um relatório referente às práticas de gestão de 2010.

“Nossa meta é ser a referência em Crea no Brasil. Para tanto, instrumentos de avaliação como o Gespública são fundamentais”, explica o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan.

O Conselho recebeu o ano passado a Certificação do Gespública pela excelência na gestão praticada pelo órgão. Os Fundamentos da Gestão Pública são características e valores organizacionais praticados por organizações de sucesso, por meio dos seus líderes e profissionais, em todos os níveis, e que servem de referencial para o desenvolvimento dos Critérios de Excelência.

O Regional de Mato Grosso é o segundo Conselho a receber o Gespública. Apenas o Crea do Rio Grande do Sul já obteve a premiação. Os fundamentos da Excelência na Gestão Pública estão definidos pelos Princípios Constitucionais da Publicidade, Impessoalidade, Legalidade, Eficiência e Moralidade. O Modelo de Excelência da Gestão – MEG está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial.

Dentre as ações realizadas pelo Crea-MT buscando a excelência na Gestão, estão a implantação de um novo e moderno Sistema Corporativo, escrito em uma linguagem moderna suportado em um Banco de dados atualizado, na plataforma Web, em parceria com o Crea-RS, na pessoa do Engº Luiz Carlos Dias Garcia, o que tornou a operacionalização interna muito mais eficaz, disponibilizando aos profissionais do Sistema e a Sociedade, facilidades nunca antes alcançada.

A gestão também consolidou: Planejamento Estratégico; Descrição e Controle dos Processos; Identificação dos Itens de Controle; Reestruração Organizacional e Plano de Cargos e Salários.

Responsável pelo acompanhamento do Gespública no órgão, a superintendente Operacional Márcia Caldas reforça as palavras do presidente, assinalando que o Gespública “é importante para o Conselho porque, mediante a autoavaliação continuada, passamos a conhecer melhor nossos pontos fortes e as necessidades de melhoria”, descreve Márcia.

*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT