“MT-130 precisa de manutenção”, avalia presidente do Crea-MT
18 de julho de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Já no primeiro dia de expedição da segunda edição do Estradeiro na rodovia 158 organizado pela Aprosoja e parceiros, foi possível verificar a deteriorização da MT-130, na região de Primavera do Leste. “Esse pavimento de concreto rígido deveria durar 25 anos antes de começar a deteriorar. E essa era a promessa de quando foi construída no então governo de Dante Martins de Oliveira. Se passaram cerca de 10 anos e é nítido que a MT-130 precisa de manutenção”, afirma o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan.
A expedição que teve início nessa segunda-feira (18) e prossegue até sábado (23), tem o intuito de conhecer de perto a situação logística de Mato Grosso percorrendo as principais obras – federais e estaduais, que servirão de apoio para o escoamento da produção agrícola da região Nordeste de MT. “Saímos às 7h30 de Cuiabá e à noite queremos estar na cidade de Canarana, onde teremos uma reunião com representantes da Vale”, informa Bassan.
O Crea Mato Grosso integra desde 2009 o Movimento Pró-Logística encabeçado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e atualmente o foco é a rodovia 158 que cortará o estado de Leste a Oeste, e interligará os modais da rodovia com a ferrovia Norte/Sul. A informação do Movimento Pró-Logística é de que os trilhos da ferrovia cheguem a Anápolis/GO no mês de setembro desse ano. A produção agrícola de toda região Leste de MT irá utilizar esse tipo de transporte. Contudo, toda a produção não vai descer (via Santos e Paranaguá), seguindo para Marabá localizado no Sudeste Paraense.
De acordo com o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, a entidade irá vistoriar as obras que estão em andamento em Mato Grosso. “Vamos conhecer aquilo que está em construção. Mato Grosso sofre com a logística. Hoje, possuímos representatividade da produção de soja do país e essa produção tende a aumentar, mas para isso é preciso investir mais, principalmente na logística, ou seja, nosso cenário futuro é de crescimento no país e no exterior”, afirma.
Confira a programação:
Dia 18 – Saída de Cuiabá; visita às obras da MT 020 Paranatinga/Canarana.
Dia 19 – Saída de Canarana seguindo até Confresa.
Dia 20 – Saída de Confresa seguindo até Marabá/PA.
Dia 21 – Saída de Marabá para Colinas do Tocantins para visita às instalações da Vale. Saída de Colinas para Palmas.
Dia 22 – Saída de Palmas seguindo até Barra do Garças.
Dia 23 – Retorno à Cuiabá.
Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT com Assessoria da Aprosoja
Foto: Marcos Bergamasco/Secom-MT
Legenda: Rodovia MT 130, na região de Primavera do Leste