Plenária do Crea-MT aprova apoio institucional ao Memorial
11 de agosto de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A plenária do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) esteve reunida nesta terça-feira, 9, e aprovou apoio institucional solicitado por representantes do Instituto Dante de Oliveira e pelo arquiteto e urbanista Aluísio Arruda para a construção do Memorial “Diretas já”, em Cuiabá, em local a ser definido. Dos 31 conselheiros presentes na plenária, apenas um se manifestou contrariamente ao apoio.
Na ocasião, Aluísio Arruda apresentou o ante-projeto e a maquete do Memorial aos conselheiros e ao presidente do Crea, Tarciso Bassan, assim como a concepção do projeto que deverá ter mil metros quadrados.
“A forma da edificação, que terá a cobertura de concreto pretendido, nos lembra uma onda que representa o movimento das Diretas Já que começou pequeno e teve uma pequena queda quando a emenda foi derrotada mas se agigantou e tomou as ruas”, afirma Arruda.
Para Arruda, “o movimento das ‘Diretas’ foi uma das manifestações políticas e sociais mais importantes da história do Brasil. O memorial representará a luta por um país democrático e contra a ditadura”, disse.
Além de dois salões, um que representa a época ditatorial e o outro que representa o período democrático, o autor da emenda, o ex-governador e engenheiro civil Dante de Oliveira terá um mezanino destinado a apresentar sua história política por meio de objetos, fotografias, vídeos e documentos.
Ainda durante a sessão plenária, o presidente do Crea relembrou aos conselheiros a publicação do edital de convocação eleitoral e sua divulgação no site do Conselho e nos murais da sede e das inspetorias.
Os conselheiros também foram informados da desincompatibilização de três conselheiros que irão concorrer a um dos cargos da eleição, do Sistema Confea/Crea e Mútua que será realizada no dia 8 de novembro.
*Laís Costa e Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT