Eleições 2011 – Profissionais podem alterar local de votação até o dia sete de outubro
21 de setembro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O prazo para os profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) alterarem o local de votação da eleição do Sistema Confea/Crea e Mútua termina no dia sete de outubro. O mesmo prazo é válido para os profissionais que participarão da eleição, mas estão com a anuidade deste ano em débito.
Tanto a consulta como a alteração pode ser feita no site do Crea-MT (www.crea-mt.org.br), na seção específica da Comissão Eleitoral Regional (CER), que disponibiliza ainda todos os editais relacionados a eleição.
No dia oito de novembro, profissionais do sistema tecnológico, com exceção dos arquitetos, vão as urnas para escolher os próximos representantes na presidência do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), do Crea-MT, e os diretores geral e administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, a Mútua.
Realização da eleição do Sistema Confea/Crea e Mútua – A eleição é organizada pelas comissões eleitorais federais, do Confea, e regionais, dos Creas e são compostas por conselheiros das respectivas esferas. As comissões são responsáveis pelo período pré-eleitoral que envolve, entre outras ações, a homologação de chapas que irão concorrer ao cargos; pelos três meses em que os candidatos podem realizar campanhas e ainda no dia do pleito eleitoral; e, finalmente, pelo período pós-eleitoral que contempla a homologação da chapa que obtiver mais votos.
Desde 1991, com a sanção da Lei n° 8.195, as eleições do sistema tecnológico são realizadas de maneira direta, em dia útil e com o voto facultativo para os profissionais registrados nos Creas e que estejam em dia com as obrigações. Mas, além da possibilidade de representação nos plenários por meio das entidades de classes e dos conselheiros, o advento do voto direto não aumentou a participação dos profissionais. Ao longo dos anos a baixa participação nas eleições é significativa, apesar do sistema tecnológico abranger cerca de 900 mil profissionais em todo o país.
Algumas mudanças no processo eleitoral foram propostas no 7° Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizado no ano de 2010 em duas etapas, uma em Cuiabá, Mato Grosso, após a 68ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Soeaa) e a segunda etapa, em Brasília, Distrito Federal.
A proposta mais significativa tinha como objetivo rever os critérios de eleição do Sistema Confea/Crea e Mútua e alterar alguns itens da legislação atual que, na opinião dos profissionais que realizaram a proposta, contribuiria para aumentar a participação nas eleições do sistema ou, neste caso, tornar a participação obrigatória. Esta proposição foi rejeitada pelos profissionais que participaram do CNP.
Acompanhe as informações sobre o processo eleitoral no site do Crea-MT (www.crea-mt.org.br) e do Confea, que disponibiliza ainda os normativos e as decisões das sessões plenárias no site (www.confea.org.br).
*Laís Costa
Gecom/Crea-MT