Crea-MT repudia manifestação extrajudicial contra conselheiro federal de Mato Grosso
27 de setembro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) declara apoio ao conselheiro federal Marcos Vinícius Santiago Silva, representante deste regional no plenário do Confea, e repudia a manifestação extrajudicial enviada a ele pelo presidente Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) sobre uma situação específica na qual, de acordo com o conselheiro federal Marcos Vinícius, o Confea não ofereceu apoio logístico e nem administrativo a alguns conselheiros e suplentes convocados para uma reunião da Comissão Eleitoral Federal (CEF).
Marcos Vinícius e outros conselheiros que fazem parte da CEF se sentiram prejudicados e enviaram um e-mail ao Confea externando a situação ocorrida no dia da reunião. No caso de Marcos Vinícius, a resposta do e-mail se deu através da Notificação extrajudicial.
Confira abaixo a manifestação do Crea-MT:
MANIFESTAÇÃO DO CREA-MT
O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE MATO GROSSO CREA-MT, por meio de seu Presidente, Eng. Tarciso Bassan, de seus Diretores e Conselheiros, vem à público manifestar sua indignação, ao tratamento conferido pelo CONFEA, por intermédio de seu Presidente, Eng. Marcos Túlio de Melo, ao Conselheiro Federal, Eng. Eletricista Marcos Vinícius Santiago Silva.
Isso se dá, em razão do recebimento pelo Cons. Federal Marcos Vinicius Santiago Silva, de notificação extrajudicial de lavra do Sr. Presidente do CONFEA, que no melhor estilo presidencialista conservador, deixado de lado em nosso País no século passado; e desconsiderando um dos pilares do Estado Democrático de Direito, a saber, a liberdade de expressão, o livre pensar; sem justa causa, em meio à Sessão Plenária do CONFEA, expediu a referida notificação extrajudicial, ameaçando ainda o Conselheiro Federal das possíveis reprimendas judiciais, que, segundo o notificante, se aplicariam ao caso.
O CREA-MT, neste momento, sai em defesa de seu representante no pleno do CONFEA, Conselheiro Federal Marcos Vinicius Santiago Silva, que já demonstrou, com menos de um ano de exercício de seu primeiro mandato, através de atuações sérias, posicionamentos firmes, e respeito à Constituição Federal, aos normativos regentes do Sistema CONFEA/CREA´s, e principalmente, o respeito e urbanidade aos seus colegas de Conselho, bem como aos funcionários deste, que será conhecido e reconhecido, como um verdadeiro representante do Sistema profissional tecnológico.
A notificação descabida exarada pelo Sr. Presidente do CONFEA, demonstra que a postura ativa do nobre Conselheiro Federal de fato, vem incomodando àqueles que não conhecem ou de maneira proposital, fingem não conhecer o verdadeiro significado de democracia participativa. Àqueles que estavam acostumados com a mesmice da gestão do CONFEA, esquecendo-se que os verdadeiros gestores e atores do Sistema CONFEA/CREA´s, são os profissionais nele representados.
Ao que parece, utilizando-se do princípio de que “a melhor defesa é o ataque”, o Sr. Presidente do CONFEA tenta de forma ineficiente, descredenciar o nobre Conselheiro Federal Marcos Vinicius Santiago Silva, olvidando-se que a voz do atuante Conselheiro, ressoa pelos mais de 10.000 (dez mil) profissionais registrados junto ao CREA-MT, e estes continuarão dando força e suporte ao seu representante, para que não sucumba às tentativas de descrédito de sua atuação, porque estas são como nuvens passageiras, que não se firmam, que não possuem substrato moral e legal que as ampare.
O CREA-MT não vislumbra que o Conselheiro Federal Marcos Vinicius Santiago Silva, tenha extrapolado na exteriorização de sua indignação pelos fatos ocorridos e relatados em razão da Reunião da Comissão Eleitoral Federal da qual faz parte. Por esta razão, não concorda e repudia veementemente, a notificação extrajudicial lançada em desfavor do nobre Conselheiro Federal, que no uso de suas atribuições legais e regimentais, apenas externou seu descontentamento, mormente, pelo constrangimento ao qual fora exposto.
Nobre Conselheiro Federal Marcos Vinicius Santiago Silva, tenha certeza, que os profissionais da área tecnológica do Estado de Mato Grosso são e continuarão sendo, a sua guarida na garantia do exercício regular e ativo de vosso mandato.
CREA-MT