Profissionais de MT precisam partipar de censo
20 de outubro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Apenas 35 profissionais de Mato Grosso responderam ao censo que permitirá apontar o perfil dos engenheiros no Brasil. E, em todo país 1.673 profissionais também tiveram o interesse. São dados apontados no levantamento feito pelo Confea no último dia 18.
Lançado na Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA), de número 68, em setembro deste ano, em Florianópolis (SC), o censo está disponível, até o dia 31 de dezembro, no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior www.mdic.gov.br, na página do Conselho Federal (www.confea.org.br) e nos sites dos Creas.
“Eu tenho certeza de que esse será um instrumento de planejamento fantástico de valorização profissional e de resgate desses profissionais (engenheiros), que por uma série de circunstâncias se deslocaram para outras áreas de conhecimento”, afirmou o presidente do Conselho Federal de Engenharia Arquitetua e Agronomia (Confea), Marco Turlio de Melo.
O levantamento é realizado pelo Confea em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele demonstrará a situação atual do mercado de trabalho, além de promover a capacitação e reincersão dos profissionais não atuantes no mercado tecnológico.
De acordo com o presidente do conselho federal, essa ‘atualização’ profissional de quem participar do censo, será realizada pelo governo através de deus ministérios.
Humberto Luiz Ribeiro, secretário de desenvolvimento e serviços do Ministério, reforçou a importância do sistema Confa/Crea incentivar seus profissionais a participar dessa consulta, “a medida que você possui investimentos no campo de infraestutura, surge a necessidade de profissonais vinculados ao sistema Confea pra dar sustentação a esse crescimento, por isso, faremos uma radiografia das capacidades profissionais do Brasil”, pontua.
*Aline Coelho
Gecom/Crea-MT