“Acessibilidade é para todos”, afirma presidente do Crea-MT

27 de outubro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

“Precisamos ver a acessibilidade como um investimento e não como despesa. Todos nós tivemos, temos ou teremos mobilidade reduzida. Falo isso pensando nas crianças de colo, gestantes e idosos. Acessibilidade não é só para deficientes, e, apesar disso, não vemos os equipamentos públicos, praças e prédios adaptados”, refletiu o presidente do Crea-MT, engenheiro Tarciso Bassan, durante a abertura do 1º Congresso de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, na noite de 26 de outubro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Sessão de Mato Grosso.

Bassan também destacou as ações que o Crea Mato Grosso vem realizando para contribuir com o tema, como a realização de palestras e cursos gratuitos de acessibilidade a profissionais da área tecnológica, estudantes e sociedade em geral; fiscalizações, além de cursos de libras para atendentes do Crea, prefeitura, secretaria de Saúde e INSS. “Aproveito a oportunidade de colocar mais uma vez à disposição a FPI e a Coordenadoria de Acessibilidade para eventos como este”, disse.

O chefe de gabinete do Crea-MT, Helmut Daltro, que também é secretário Geral da Caixa de Assistência dos Advogados, uma das entidades parceiras do evento, também participou da solenidade e, em seu discurso lembrou que o evento trabalha com a quebra de paradigmas quanto ao preconceito às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O presidente da Associação Mato-grossense de Deficientes, Mário Lúcio, pediu respeito aos deficientes por parte dos gestores de órgãos e entidades públicas. “Ao menos quatorze por cento da população possui deficiência e nossos políticos acabam usando-os somente para obterem votos. Nosso conselho por exemplo pouco ou nunca é consultado pelos órgãos em como oferecer melhores serviços para essa população. Quero lembrar mais uma vez que não somos portadores de deficiência e sim deficientes”, enfatizou Mário Lúcio.

Fábio Capilé, presidente do Insituto dos Advogados Mato-grossenses parabenizou aos estudantes de direito que se inscreveram no Congresso ressaltando que o interesse deles pelo tema lhes dará uma visão de mundo melhor e aumento da atuação no campo profissional. Já o vice-presidente da OAB-MT, Maurício Aude, destacou a importância do tema pelo peso das entidades presentes e entregou ao vice-presidente da AACC, Benildes Aureliano, o valor R$ 1.850,00, arrecadados com as inscrições do congresso.

O evento que prossegue nesta quinta-feira, dia 27, com a participação do coordenador de Acessibilidade do Crea-MT, Givaldo Dias Campos, como palestrante é uma realização do Instituto dos Advogados Mato-grossenses, e das comissões de Defesa do Consumidor (CDC) e de Direito de Trânsito da OAB-MT (Cotran), em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT) da Escola Superior e Advocacia de MT (EsaMT) e OAB-MT.

Também participaram da abertura do evento o presidente da Comissão de Trânsito, Thiago França Cabral, o corregedor geral do Detran, Cláudio Cesar da Silva, o Coronel Wilson Batista do Batalhão de Trânsito Rodoviário e Urbano da PM-MT, o superintendente Estadual da Defesa Civil Coronel Sérgio Roberto Delamônica e o Defensor Público Roberto Tadeu Vaz Curvo, primeiro palestrante do evento.

*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT