Conselheiros titulares e suplentes eleitos para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT) tomam posse

5 de dezembro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

“O Conselho de Arquitetura e Urbanismo nasce de uma forma diferente: o CAU será participativo”, disse o arquiteto e urbanista Édir Bispo, na cerimônia de posse dos 18 conselheiros estaduais (titulares e suplentes) do CAU-MT na manhã de hoje, 5, no plenário Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Para Éder, os arquitetos são responsáveis por construir espaços físicos de qualidade que tenham longevidade, além de participar de momentos históricos das cidades.

Para o conselheiro federal do CAU-BR, Eduardo Chiletto, os arquitetos vivem um momento ímpar na história de Mato Grosso e do Brasil, já que a luta para a existência de um conselho profissional de arquitetos durou mais de 50 anos. “Nós, arquitetos, temos que nos comprometer mais com as questões sociais, de mobilidade urbana, além dos temas relacionados a arquitetura e urbanismo”, afirma.

Chiletto destaca a necessidade de aprovar um regimento interno e realizar um recadastramento dos profissionais entre as primeiras ações que deverão ser tomadas, assim que o CAU estiver funcionando. O novo Conselho iniciará as atividades após a posse do presidente do CAU-BR, que deverá acontecer essa semana, em Brasília.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), um convênio entre os Creas e os CAU’s também seria viável “até que o novo Conselho possa caminhar sozinho”, disse. Bassan lamentou a saída dos arquitetos do Sistema Confea/Crea mas ressaltou a necessidade de cooperação entre as áreas. “Olhemos mais para o lado que nos une do que para o que nos separa”, afirmou.

CAU – Em dezembro de 2010 foi aprovada a Lei 12.378 que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo Estaduais e do Distrito Federal (CAUs). Os Conselhos serão instalados após a posse do presidente do CAU-BR, arquiteto e urbanista Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz, que acontecerá na próxima semana, em Brasília.

*Laís Costa
Gecom/Crea-MT