Carteira de identidade profissional deve ser renovada

3 de fevereiro de 2012, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Profissionais que estão com a carteira de identidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) vencida, ou prestes a vencer, devem comparecer a sede do Conselho, em Cuiabá, ou a alguma das 23 inspetorias no Estado de Mato Grosso para requerer a nova carteira, que tem prazo indeterminado de validade e é expedida gratuitamente pelo Crea.

O modelo da nova carteira foi adotada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e só tem uma alteração: o campo “validade” foi substituído pela “data de registro”. De acordo com a superintendente Operacional do Crea-MT, Márcia Margareth Caldas, a nova carteira é válida somente para profissionais diplomados no país ou no exterior, brasileiro ou estrangeiro portador do visto ou da carteira permanente.

No caso dos profissionais que têm a carteira provisória, ou seja, que ainda não apresentaram o diploma ao Crea-MT, a superintendente alerta também para o prazo de vencimento. “É importante requerer a carteira definitiva antes do prazo final, porque o acesso ao Sistema de Informações do Confea/Crea (SIC) pode ser bloqueado. A nova identidade será entregue ao profissional em até 30 dias”.

Atualização dos dados cadastrais – Além de requerer a nova carteira, os profissionais devem atualizar seus dados cadastrais junto ao Conselho. “A atualização deve ser feita também pelos representantes de empresas, porque a Certidão de Registro emitida pelo Conselho deve ser compatível com as alterações sociais da empresa. No caso de uma licitação, por exemplo, as empresas têm que apresentar essa Certidão. A atualização dos dados é muito importante, já que o Crea não tem prerrogativa de alteração de dados cadastrais. Esse processo deve ser espontâneo”, disse.

*Laís Costa
Gecom/Crea-MT