Presidente do Crea Mato Grosso ministra palestra para acadêmicos da IFMT São Vicente
26 de março de 2012, às 8h44 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Nesta quarta-feira, dia 21 de março, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso, Juares Samaniego, foi convidado a ministrar uma palestra aos acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus São Vicente, durante o 1º Ciclo de Palestras dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Técnico Agropecuário.
O presidente fez uma explanação da atuação e funcionamento do Sistema Confea/Crea e explicou aos presentes a importância do Conselho na vida do profissional. “Sem o Conselho o profissional não poderá trabalhar. É o Crea que atribui as funções e chancela o exercício legal da profissão, em defesa da sociedade”.
Juares também falou sobre a ART- Anotação de Responsabilidade Técnica. “Muito embora, os alunos nem saibam sobre a existência da ART enquanto estudantes, é importante que eles tenham esse conhecimento ainda na vida acadêmica, pois é a ART que garante os direitos autorais do profissional, comprova a existência de um contrato, define o limite das responsabilidades e principalmente, compõe o acervo técnico, que equivale ao currículo do profissional”.
Diante dos questionamentos dos participantes, Juares enfatizou a necessidade das instituições de ensino estarem cadastradas e regularizadas junto ao Crea, como forma de contribuir para o processo de registro dos egressos e garantir que suas atribuições sejam todas contempladas. Ele também explicou que os profissionais podem agregar às suas atribuições funções advindas de cursos de especialização com carga horária mínima de 360 horas. “O ensino continuado vem para sanar a deficiência de determinada atribuição que o profissional esteja buscando”.
O presidente frisou que o Conselho não tem a intenção de prejudicar nem aos alunos, nem aos profissionais e lembrou que o Programa Crea-Júnior foi criado com a proposta de preparar os alunos para encarar este órgão fiscalizador como seu parceiro, e desmistificar a imagem de órgão meramente arrecadador.
Ao final de seu discurso, Juares cumprimentou os organizadores do evento pela iniciativa e colocou o Crea à disposição do Centro Acadêmico da IFMT para novos esclarescimentos e outras atividades.
O 1º Ciclo de Palestras dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Técnico Agropecuário foi realizado pelo IFMT em parceria com a Associação Rondonopolitana de Engenheiros e Arquitetos (Area).
*Josemara Zago
Gecom/Crea-MT