Crea-MT define planejamento para o triênio 2012-2014
30 de março de 2012, às 17h19 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Planejamento Estratégico, que norteará as ações da atual gestão no triênio 2012-2014, foi definido nos dias 29 e 30 de março, durante encontro que reuniu gerentes e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego.
“Os conceitos de missão, visão e principalmente de valores sofreram modificações. Revisamos a visão estratégica e estabelecemos novos objetivos. Ao final construímos uma agenda estratégica para os próximos três anos e planejamento por áreas”, explica Samaniego. O presidente também foi enfático e afirmou que o objetivo de sua gestão será de defender os interesses do Crea e irá cobrar de cada gerente e coordenador os resultados planejados.
Segundo a facilitadora dos trabalhos Patrícia Proença, da secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso (Sefaz-MT), o planejamento auxiliará a gestão a atingir metas e objetivos de melhorias dos serviços prestados aos profissionais, às empresas e à sociedade. “Através do planejamento estratégico podemos determinar a melhor maneira de associar os recursos disponíveis com a necessidade. É preciso ter uma ferramenta para a prática de mudanças contínuas que levem à maior produtividade e à melhor qualidade dos serviços prestados”.
A metodologia utilizada para a elaboração do Mapa Estratégico do Conselho foi o Balanced Scorecard (BSC). “Através dessa ferramenta, o presidente da instituição poderá acompanhar a execução das atividades pela equipe sob seu controle e monitorar as consequências decorrentes dessas ações”, informou Patrícia.
Gespública – O Crea-MT alcançou este ano, o segundo nível da certificação concedida pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O Regional Mato-grossense foi pioneiro no país a participar no programa que analisa as ações anuais e demonstra como aplicou os fundamentos da excelência (Publicidade, Impessoalidade, Legalidade, Eficiência e Moralidade) em sua gestão.
*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT