10º Enfisa – Crea Mato Grosso sugere convênios com órgãos de defesa vegetal
19 de abril de 2012, às 9h46 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Representantes dos Creas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste reuniram-se na Embrapa de Brasília, dia 11 de abril, para o 10º Enfisa – Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos, para discutir sobre a fiscalização de profissionais e empresas do setor de agronomia.
Padronizar as ações dos fiscais dos Creas foi uma das propostas apresentadas durante o encontro, de acordo com o gerente de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Giovani Bertol. Segundo ele, o Enfisa irá pleitear junto ao Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, a homologação do Manual de Fiscalização da Modalidade Agronomia, aprovada pela Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia dos Creas.
Outra ação apresentada e defendida pelo representante do Crea-MT, é a formação de convênios com as unidades de defesa sanitária vegetal, visando a realização de fiscalizações mais completas e efetivas. “Durante as nossas fiscalizações, podemos ir somente até onde a lei nos permite chegar. Não temos a prerrogativa legal para atuar em equívocos no preenchimento do receituário, por exemplo. A atuação em parceria com outros órgãos, como o INDEA, possibilitará que cada um faça a sua parte e o trabalho ficará bem feito e acabado”.
A sugestão do fiscal Giovani foi acolhida e transcrita na Carta do Regional Brasília propondo que o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento oriente os órgãos, por ele delegados, a firmarem convênios com os Creas, para a realização de ações em conjunto. “Estamos entusiamados com a possibilidade desses convênios, pela quantidade de informações que podem ser utilizadas para uma fiscalização inteligente, com o cruzamento de dados das entidades”, declarou o gerente de fiscalização do Regional de Mato Grosso.
*Josemara Zago
Gecom/Crea-MT