GT Obras da Rede de Controle finaliza relatório com propostas
22 de outubro de 2012, às 15h46 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nesse último encontro os participantes discutiram alguns temas de interesse do Tribunal de Contas da União (TCU), como saneamento e rodoviárias e outros de interesse do Crea-MT como implementar ferramenta de troca de informações constantes com o Ministério Público, além da perícia.
Dentre as propostas que serão apresentadas, há a sugestão da criação de uma campanha institucional voltada aos profissionais inscritos no Sistema Confea/Crea, sobre o desempenho e qualidade de seus projetos de obras públicas. O grupo também sugere a criação de mecanismos de inserção de políticas de qualidade e desempenho na formação de engenheiros e outros profissionais a respeito de suas responsabilidades quanto à qualidade de obras públicas.
Quanto aos projeto básico para as obras públicas, o grupo definiu que este deverá se dar de acordo com a Orientação Técnica 001/2006 do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), bem como a adoção de critérios de acessibilidade e desenho universal deverá ser feita nos termos do Decreto 5.296/2004 e do relatório da Ministra Ana Arraes do TCU.
Sobre a variação do BDI, deverão ser organizadas e instituidas discussões com as prefeituras municipais, por meio da Associação Mato-Grossense de Municípios. Já sobre as planilhas orçamentárias, estas deverão estar acompanhadas de encargos, cronogramas, referências e composições unitárias, e quando for o caso, tudo acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
No dia 5 de novembro, os Grupos de Trabalho Saúde e Transparência também deverão apresentar as suas propostas sobre os temas pontuais que foram colocados em estudos desde o início do mês de outubro.