Crea-MT, Mútua e Abenc realizam palestra para acadêmicos de Engenharia Civil da Unic
24 de outubro de 2012, às 13h08 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Na manhã desta quarta-feira (24), os alunos do 1º semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade de Cuiabá (Unic) participaram de uma palestra na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), como atividade da disciplina “Introdução à Engenharia”, ministrada pela professora e engenheira civil Márcia Dias.
De acordo com a professora, no 1º semestre da faculdade os alunos têm uma noção geral de ética e atribuições que terão quando profissionais e por isso a importância de se criar uma aproximação, desde o início do curso, com o Conselho que rege a política da profissão. “O Crea, além de órgão fiscalizador é quem abre as portas para nós, pois exige que a sociedade contrate profissionais para o planejamento e execução de serviços e obras”, salientou a professora.
O presidente do Crea-MT, o engenheiro civil Juares Samaniego, recepcionou a turma e falou sobre a função do Crea perante à sociedade. “Como autarquia federal, o Crea defende o interesse coletivo, combate o exercício ilegal da profissão e defende a sociedade de maus profissionais. Hoje o Brasil possui mais de 1, 2 mil profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea e pelos trabalhos prestados pode ser considerado um dos mais importantes Conselho do país.”
Juares também explicou que ao contrário do falso entendimento que se criou sobre o Conselho, são as associações e sindicatos que devem defender os interesses dos profissionais. “Uma das grandes decepções que os profissionais têm com o Crea, até conhecer o real funcionamento da autarquia, é pensar que brigar pelos interesses dos profissionais seria sua atribuição. Esse Conselho agrega e regulamenta mais de 300 profissões, entre engenheiros e técnicos. No caso do engenheiro civil, para brigar pelos seus direitos os profissionais deve associar-se a instituições como a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) ou Sindicado dos Engenheiros (Senge).” O presidente citou também as associações presentes e atuantes no interior do estado.
Após os acadêmicos assistirem o vídeo institucional sobre o Crea, o engenheiro sanitarista e ouvidor do Crea, Jesse Barros, explicou como o Sistema está organizado e a diretora geral da Mútua, a engenheira civil Marciane Prevedello Curvo, falou sobre os benefícios da Caixa de Assistência aos Profissionais. O assessor da presidência do Crea-MT, o engenheiro civil Archimedes Pereira Lima Neto explanou sobre as atribuições do profissional e sobre os sombreamentos e conflitos que há entre algumas áreas e funções.
Em conversa com os participantes, eles avaliaram a experiência como enriquecedora e esclarecedora. “A palestra foi mais um mecanismo de confirmação vocacional para os alunos que escolheram essa profissão.”, comentou a professora Márcia.
O evento foi realizado pela Mútua, em parceria com o Crea-MT e Abenc.
(Confira também a Galeria de Fotos deste evento: Palestra para acadêmicos do curso de Engenharia Civil da UNIC)