Presidente do Crea-MT realizou treinamento do Sistema eCrea nas inspetorias de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum
2 de fevereiro de 2020, às 8h32 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, e a Gerente de Acervo Técnico (Geate), Susana Pacheco, realizaram a Capacitação de Preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica no sistema eCrea, nas inspetorias das cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
No início dos treinamentos, o presidente do Crea-MT João Pedro Valente, deu as boas-vindas aos profissionais presentes, e destacou a importância da tabela de Obras e Serviços (TOS). “Com a implementação da tabela TOS, deixam de ser utilizados os códigos de obras e serviços na hora do preenchimento da ART, passando a utilizar nomenclaturas técnicas. O Sistema de ART utilizado no eCrea permite inserir na observação complementar um resumo com até 110 caracteres, conforme definido pela resolução n° 1025 de 2009, do Confea”, destaca Valente.
A Gerente da Geate, Susana Pacheco, fez algumas simulações do Preenchimento de ART no Sistema eCrea. “ Também mostramos os três tipos de ARTs, bem como o passo a passo do modelo. A primeira ART foi a de cargo e função, que é para o profissional ser responsável técnico por uma empresa. A segunda ART é a de Obras e Serviços, onde o profissional informa a ART, atividade e serviços relativos a prestação de serviços que está sendo executado. A terceira é a ART múltipla mensal, que é referente ao serviço de rotina, além de explicações dos três tipos de ARTs. Também foi explicada a tabela TOS que foi padronizada em todo país e como funciona sua aplicação na emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica”, detalhou Susana.
Ainda de acordo com a gerente, os profissionais tanto da capital quanto do interior estão mais preparados em certas questões do sistema eCrea. “Fazendo um levantamento de todos os treinamentos já feitos, vejo que os profissionais estão preparados para utilização do sistema. A Tanto que as perguntas estão sendo pontuais e objetivas. Ou seja, são poucos ainda com dúvidas de acesso ou do funcionamento do eCrea. Eles estão cada dia mais preparados”, avalia Susana.
Para o engenheiro agrônomo, Rodrigo de Freitas Dias a capacitação de Preenchimento de ART no novo sistema eCrea realizada pelo conselho é uma grande inciativa e sanou todas as dúvidas que estavam pendentes sobre esse processo. “ Os profissionais do interior estavam ainda com algumas dúvidas sobre o sistema, mas com essa iniciativa tiveram a oportunidade de fazer perguntas com respostas imediatas sobre o eCrea”, disse o profissional que participou do encontro.
Já a engenheira civil Jheiny Lima, a capacitação veio para sanar várias dúvidas. Entre elas: o pagamento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), ART múltipla, uma das maiores dificuldades para emitir. Em relação a substituição desse documento que antes era complicado e tinha que entrar com um processo no Crea-MT. Agora com o e-Crea, os trabalhos ficaram ágeis, por meio desse novo sistema, facilitando o andamento dos processos.
Durante as visitas nas inspetorias o presidente do Crea-MT participou também da colocação de grau da turma de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Nova Mutum (UNEMAT). “Congratulo a todos os formando pela conquista alcançada, a agronomia é uma profissão muito gratificante com várias áreas de atuação, parabéns aos formandos”, finaliza o presidente.
Na oportunidade, o diretor-geral da Mútua Mato Grosso, Adjane Prado falou sobre o benefício eletrônico e o novo plano de saúde, que propõe convênio diretamente com as empresas de saúde com até 30% de desconto.
Igor Bastos /Equipe de Comunicação do Crea-MT