Crea-MT lança construção de inspetoria
26 de março de 2013, às 14h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego, lançou na tarde dessa terça-feira, 26 de março, a construção da inspetoria de Nova Mutum, distante 223 km de Cuiabá. Localizada na rua das Rosas, quadra 83, lote 12, o prédio terá área total construída de 253,64m². “A execução da obra foi licitada em pouco mais de R$ 398 mil, dinheiro que o Conselho já possui em caixa e a ganhadora da licitação foi uma construtora da região, a J.E.R. Engenharia que deve assinar o contrato nos próximos dias”, informou o presidente.
Para o inspetor do Crea-MT na cidade, Ricardo Bernardi, que também é um dos autores do projeto do prédio, toda a região deve ganhar com a construção, pois a fiscalização do exercício profissional deve ser intensificada com mais espaço para abrigar uma equipe maior. “Agora com o prédio novo os profissionais e toda sociedade poderão ser melhor atendidos, pretendemos ampliar a fiscalização a longo prazo e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Mutum – ASEANM, também terá espaço garantido”, anunciou o inspetor.
Na oportunidade, o presidente do Crea-MT, acompanhado da diretora financeira da Caixa de Assistência dos Profissionais (Mútua), Suzan Lannes, visitaram o vice-prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, que expôs alguns problemas do município, como a necessidade de perícias em obras paralisadas da cidade e a necessidade de projetos da moradia para pessoas de baixo poder aquisitivo.
Samaniego mencionou que quanto à perícia bastaria à prefeitura solicitar oficialmente uma fiscalização junto ao Conselho. Já quanto a uma parceria para atendimento a pessoas de baixa renda, Samaniego esclareceu que já existe uma Lei Federal, 11.888, que garante assistência técnica gratuita a esse público e basta ao município regulamentá-la.
“Após regulamentada, a legislação dá acesso ao Fundo de Interesse Social. Recurso com o qual a prefeitura e associações locais podem pagar por estes projetos e oferecê-los às famílias de baixa renda. O recurso também pode ser usado para regularização fundiária da cidade”, explicou o presidente.
Também participaram da visita e inauguração o coordenador de Acessibilidade do Conselho, Givaldo Dias Campos; o presidente da ASEANM, Luiz Alberto de Souza; o representante da J.E.R. Engenharia engenheiro José Rodrigues Benício Rezende, o assessor técnico da prefeitura Cesar Luiz Araújo e o fiscal do Crea-MT Emilson Francisco Pedroso de Souza, entre outros profissionais.